Alunos de Pedagogia do Programa Ensinar realizam Chá Antropológico sobre diversidade e relações sociais


Por em 18 de fevereiro de 2025



Acadêmicos do curso de Pedagogia do Polo Nova Olinda do Maranhão, do Programa Ensinar/Uema realizaram um seminário intitulado “Chá Antropológico: Construindo Pontes Sociais”, evento que marcou o encerramento da disciplina de Fundamentos Antropológicos, ministrada pela Profa. Ma. Ana Carla Vale.

O seminário teve como principal objetivo proporcionar um momento de reflexão e debate sobre os temas abordados ao longo da disciplina, incentivando a participação ativa dos acadêmicos na construção do conhecimento sobre diversidade e relações sociais.

Os acadêmicos foram divididos em grupos, cada um responsável por abordar diferentes temáticas dentro da disciplina, como: Diversidade na escola; Sociedade, política e relações étnico-raciais; Desafios da diversidade na escola; Violência escolar: na escola, da escola e contra a escola.

Os participantes destacaram a relevância da iniciativa para sua formação acadêmica e profissional. Para a acadêmica Brena, o seminário foi uma experiência enriquecedora. “A disciplina foi excelente, tenho certeza que vai agregar muito para cada um de nós. Tenho certeza que todos aprenderam muito e vão levar para vida os ensinamentos passados a cada um”, disse ela.

Já a acadêmica Jordana, ressaltou a importância da diversidade no âmbito escolar. “O seminário, de modo geral, contribuiu para que nós, acadêmicos, compreendêssemos a importância da diversidade no âmbito escolar. A diversidade viabiliza a aprendizagem ao integrar diversas perspectivas e experiências, permitindo-nos obter uma formação consciente, dinâmica e proveitosa. Dessa forma, quando nos tornarmos professores, poderemos envolver os discentes na formação para a conscientização do saber, considerando aspectos relacionados à cultura e suas diversidades. Isso contribuirá para promover a reflexão e o debate sobre temas como violência, sexualidade, respeito, desigualdade, entre outros assuntos correlacionados com a diversidade cultural”, frisou.

A Profa. Ana Carla destacou a importância da atividade na consolidação dos conhecimentos adquiridos ao longo da disciplina. “O seminário Chá Antropológico foi pensado como uma forma de consolidar os conhecimentos construídos ao longo da disciplina. A troca de experiências e reflexões proporcionadas permitiu que os acadêmicos enxergassem a importância da diversidade e da inclusão no ambiente escolar. A educação precisa ser um espaço de diálogo e construção coletiva, e momentos como esse reforçam essa missão”, ressaltou.

O Chá Antropológico proporcionou uma vivência que transcende a teoria e promove a prática da discussão e reflexão crítica sobre temas fundamentais para a educação contemporânea.

Por: Paula Lima



Últimas Postagens