Uema realiza Demoday da Jornada Marandu em parceria com a Vale


Por em 10 de janeiro de 2025



Na tarde desta quinta-feira (9), a Agência de Inovação e Empreendedorismo da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) realizou, no Auditório dos Cursos de Direito e Relações Internacionais, no Centro de São Luís, o Demoday Jornada Marandu. O evento destacou soluções criativas desenvolvidas por alunos da Uema para desafios apresentados pela mineradora global Vale. As propostas foram elaboradas com foco em inovação tecnológica e melhorias operacionais no Porto de Ponta da Madeira e na Estrada de Ferro Carajás.

A abertura contou com discursos do representante da Vale, Sr. Vladmir, do reitor da Uema, Walter Canales e do diretor executivo da Marandu, professor Roberto Serra. O momento inicial destacou a importância da integração entre universidade e mercado, reforçando o compromisso com o desenvolvimento de soluções inovadoras para problemas reais.

Em seguida, os avaliadores foram apresentados. A banca contou com Gabriel Mateucci (EMAP), José Pinheiro (Uema), Roberto Serra (Marandu/Uema) e Vanessa Dias (Vale). As oito equipes participantes tiveram 4 minutos cada para apresentar seus pitches. Após as apresentações, a banca realizou perguntas e avaliou as propostas, classificando quatro equipes para a fase final da Jornada Marandu Vale.

As equipes selecionadas foram:
– LP on Rails: Desenvolve reconhecimento por imagens para identificar defeitos nos trilhos da Estrada de Ferro Carajás.
– ReTijolando: Propõe soluções para reaproveitamento de resíduos de borrachas das correias transportadoras no Porto de Ponta da Madeira.
– Reviva Borracha: Também aborda o reaproveitamento de borrachas de correias transportadoras, oferecendo alternativas sustentáveis.
– 4Sigmas: Trabalha na centralização de informações e organização de projetos, contribuindo para desafios de gestão.

O professor Roberto Serra, diretor da Agência Marandu, destacou a importância do evento:
“É imprescindível que os estudantes da Universidade, ainda em formação, tenham a oportunidade de integrar suas competências teóricas com o mundo real, com o mundo do trabalho. Então, a Jornada Marandu com a Vale é uma ferramenta que instrumentaliza essa possibilidade de, ainda em formação, os estudantes terem uma oportunidade de trabalho real com o desenvolvimento de soluções para problemas que afetam as organizações. Nesse caso específico, o desenvolvimento tecnológico está acontecendo em favor da maior mineradora do mundo, que é a Vale. Temos grande expectativa de que os frutos dessa jornada irão repercutir na carreira dos estudantes que participaram dela.”

Para os alunos, a experiência foi transformadora. Phylipe Carvalho, do curso de Administração, compartilhou sua visão sobre o aprendizado:
“As experiências que a gente teve aqui na Jornada, nessa fase de ideação, foram muitas, mas eu acho que conhecer novas metodologias de inovação enriqueceram tanto o nosso conhecimento quanto agregam valor para quando formos inseridos no mercado, então essa experiência da primeira fase foi muito enriquecedora. É uma experiência duplicada, onde a gente aprende e vai desenvolvendo uma solução que é inovadora tanto para a Vale quanto para a nossa formação.”

O Demoday da Jornada Marandu reforça o papel da Uema no fomento da cultura da inovação, integrando educação, tecnologia e mercado, preparando os estudantes para os desafios da vida profissional e contribuindo para o desenvolvimento de soluções que beneficiam grandes organizações como a Vale.

Por: Caio Marcos
Fotos: Luis Paulo



Últimas Postagens