Pesquisador da Uema conquista publicações internacionais de alto impacto
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 30 de janeiro de 2025
A Universidade Estadual do Maranhão tem se consolidado cada vez mais no cenário acadêmico global, e um exemplo disso é a recente conquista do doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal (PPGCA/UEMA), Thiago Machado da Silva Acioly, sendo orientado pelo Prof. Dr. Diego Carvalho Viana. Juntos participaram de colaborações internacionais que resultaram em publicações de alto impacto em revistas renomadas, como Nature e Elsevier.
Os estudos envolveram parcerias com pesquisadores do Peru, China e Paquistão, destacando-se a mobilidade acadêmica do doutorando no Doutorado Sanduíche no Exterior, realizado junto à Universidad Nacional Federico Villareal, sob a supervisão do Prof. Dr. José Iannacone.
“Essas publicações representam um marco importante na minha trajetória acadêmica, consolidando não apenas os resultados do trabalho desenvolvido durante o doutorado, mas também a importância das parcerias internacionais na geração de conhecimento interdisciplinar. Além disso, elas reforçam a relevância do monitoramento ambiental, remediação e da aplicação de biomarcadores para a saúde ambiental, temas centrais da minha pesquisa. Ter essa oportunidade de colaborar com pesquisadores de renome em diferentes partes do mundo e contribuir para estudos de impacto global é algo que enriquece tanto minha formação quanto minha perspectiva sobre ciência”, destacou Thiago Acioly.
Para o professor Dr. Diego Carvalho Viana, orientador do pesquisador, essas publicações representam uma conquista significativa tanto para o aluno quanto para a Uema. “É extremamente gratificante testemunhar o orientando atingir esse nível de excelência e ter seu trabalho reconhecido em âmbito internacional. Essa realização é resultado de sua dedicação e empenho durante toda a trajetória de pesquisa, além de refletir o compromisso do nosso programa de pós-graduação com a promoção de estudos de alta qualidade e relevância científica”, destacou ele.
O professor, também, ressaltou a importância dessas publicações para a Uema. “Publicações em revistas internacionais de prestígio reforçam a visibilidade da instituição no cenário acadêmico global, valorizam a produção científica realizada aqui e criam oportunidades para novas parcerias e maior reconhecimento. Essa conquista representa um avanço importante tanto para o estudante quanto para o fortalecimento da nossa universidade”, frisou.
As conquistas acadêmicas de Thiago Machado da Silva Acioly reafirmam a relevância da internacionalização da pesquisa e a excelência da produção científica desenvolvida na Uema. Essas publicações são um reflexo do compromisso da universidade com o avanço do conhecimento e a contribuição para soluções ambientais globais.
Publicações
PERU (Doutorado Sanduíche no Exterior – SWE/CNPq)
- Use of multispecies (Nannochloropsis oceanica, Artemia franciscana, and Arbacia nigra) approach to assess the quality of marine water from Callao Bay, Peru.
Autores: Lorena Alvariño, Thiago Machado da Silva Acioly, Diego Carvalho Viana, José Iannacone.
Revista: Scientific Reports (A1), v. 15, p. 1189, 2025
O estudo analisou a toxicidade da água marinha na Baía de Callao por meio de bioensaios com três espécies (Nannochloropsis oceanica, Artemia franciscana e Arbacia nigra). Os resultados destacaram variações sazonais na toxicidade, evidenciando impactos ambientais severos em áreas com alta poluição.
Acesse AQUI
- Sediment quality evaluation in a strategic port zone: application of Artemia franciscana and Emerita analoga in Callao Bay, Peru.
Autores: Lorena Alvariño, Luz Castañeda, Grober Panduro, Thiago Machado da Silva Acioly, Diego Carvalho Viana, José Iannacone.
Revista: Regional Studies in Marine Science
O estudo analisou a toxicidade dos sedimentos da Baía de Callao em crustáceos marinhos (A. franciscana e E. analoga). Os resultados demonstraram a contaminação significativa em áreas industriais, reforçando a necessidade de monitoramento contínuo da qualidade ambiental.
Acesse AQUI
- Assessment of potentially toxic metals, metalloids, and non-metals in muscle and liver tissue of two fish species (Mugil cephalus Linnaeus, 1758 and Odontesthes regia (Humboldt, 1821) from the Coastal Area of Callao, Peru.
Autores: Lorena Alvariño, Guabloche, A., da Silva Acioly, T. M., Viana, D. C., & Iannacone, J.
Revista: Regional Studies in Marine Science, v. 71, p. 103423, 2024
O estudo avaliou a presença de metais tóxicos nos tecidos de peixes das espécies Mugil cephalus e Odontesthes regia, identificando concentrações elevadas de Arsênio, Chumbo e Selênio, que excedem padrões internacionais e representam riscos à saúde humana e ao ecossistema aquático.
Acesse AQUI
PAQUISTÃO/CHINA
- Sustainable Adsorbent: Activated Carbon From Waste Styrofoam for Efficient Aluminum Removal.
Autores: Yu Shuang Ren, Qi He, Wanying Liao, Yuxuan Liao, Zhenchuan Zhan, Jiajun Xu, Thiago Machado da Silva Acioly, Diego Carvalho Viana, Muhammad Ilyas
Revista: Microscopy Research and Technique (A2)
O estudo desenvolveu um método inovador para transformar resíduos de isopor em carvão ativado, capaz de adsorver alumínio de soluções aquosas com uma eficiência de remoção de até 98,65%. A pesquisa destaca o potencial do material reciclado para remediação ambiental.
Acesse AQUI
Por: Paula Lima