Obra “Linguagem e Práticas Educativas no Ensino Básico e Superior” é lançada com a organização de professores do Campus Barra do Corda
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 7 de janeiro de 2025
O campo da educação ganhou uma importante contribuição com o lançamento do livro Linguagem e Práticas Educativas no Ensino Básico e Superior, organizado pelos professores Cristiane Viana da Silva Fronza, Márlisson da Silva Barroso e Isael da Silva Sousa, da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Campus Barra do Corda. A obra foi publicada pela Editora Inovar, do Mato Grosso do Sul, e reflete as discussões e reflexões de um projeto de organização que teve início na VII Semana Acadêmica de Letras da Uema, realizada em 2024.
Com o tema central “Pesquisa, inovação e extensão: perspectivas e desafios na Linguística e Literatura para o profissional de Letras”, o evento reuniu professores, alunos e profissionais da área para discutir como a teoria e a prática pedagógica devem estar interligadas. Durante a programação, foi discutido que toda proposta pedagógica tem como base uma teoria, e é justamente a concepção de língua e linguagem que orienta o trabalho pedagógico do professor. Como enfatizado pelos organizadores, não é possível dissociar a teoria da prática pedagógica, pois são elas que direcionam o ensino e a aprendizagem.
A interdisciplinaridade foi adotada como a principal orientação da VII Semana Acadêmica, e essa perspectiva é refletida na estrutura do livro. A obra reúne 8 capítulos que exploram diferentes facetas da educação e dos processos de ensino-aprendizagem. Os textos abordam temas diversos, não apenas nas áreas de Linguística e Literatura, mas também em áreas como Pedagogia, Psicologia e Administração, ampliando as possibilidades de análise sobre a educação e suas práticas.
Capítulos e Temáticas da Obra
- “A primeira experiência de estudantes de Psicologia com o SUS: relato de experiência frente ao conceito quadrilátero da formação”
Este capítulo relata a inserção inicial dos estudantes de Psicologia no Sistema Único de Saúde (SUS) durante a disciplina de práticas integrativas, abordando a importância dessa experiência no processo de formação acadêmica. - “Literatura afrofeminina brasileira: a representação da mulher na obra romanesca caroliniana”
A análise se debruça sobre a representação da mulher na literatura brasileira, mais especificamente na obra romanesca caroliniana, refletindo sobre questões sociais como fome e miséria que afetam a personagem feminina na sociedade contemporânea. - “Aluno-autor: um estímulo à escrita literária, a partir da abordagem no Ensino Fundamental II na escola Unidade Integrada Enoc Vieira”
Este capítulo apresenta uma proposta pedagógica para o estímulo à escrita literária em turmas do 8º ano do Ensino Fundamental II, na escola Unidade Integrada Enoc Vieira, localizada em Barra do Corda, Maranhão. - “Anísio Teixeira e a escola de tempo integral: o que revelam as produções científicas (2017-2019)?”
Focalizando o pensamento de Anísio Teixeira, o capítulo reflete sobre sua importância para a construção de uma escola de tempo integral no Brasil, apresentando uma análise das produções científicas entre 2017 e 2019 sobre esse tema. - “Curso de Administração em Timon-MA: ADM/UEMA – da utopia à realidade”
Este capítulo narra a criação e os desafios iniciais do curso de Administração no Campus Timon da Uema, explorando o processo decisório e os avanços dessa unidade acadêmica nos primeiros anos do século XXI. - “Tensões raciais e identidade na literatura afro-brasileira”
Refletindo sobre as tensões raciais e a identidade negra na literatura afro-brasileira, o capítulo analisa a condição do negro que, ao submeter-se aos valores impostos pela sociedade branca, ainda carrega as marcas do passado escravocrata. - “Por um ponto de vista: considerações sobre o narrador em O Encontro Marcado, de Fernando Sabino”
Uma análise sobre o papel do narrador no romance O Encontro Marcado, de Fernando Sabino, discutindo sua atuação e o ponto de vista adotado pelo autor. - “Práticas pedagógicas e o desenvolvimento das habilidades leitoras no ensino de língua portuguesa”
Este capítulo busca compreender como as práticas pedagógicas aplicadas nas aulas de língua portuguesa contribuem para o desenvolvimento das habilidades leitoras dos alunos, destacando a importância dessas práticas no processo de ensino-aprendizagem.
Ao finalizar a apresentação do livro, os organizadores destacam que a linguagem é a base do nosso ser. Ela não só nos torna humanos, mas também nos permite viver em sociedade e manifestar nossas práticas educativas. As práticas pedagógicas são vistas como formas de manifestação dessa linguagem, e a obra visa inspirar novas pesquisas e reflexões sobre como a linguagem e a educação estão intimamente interligadas.
Linguagem e Práticas Educativas no Ensino Básico e Superior é, portanto, uma importante contribuição para os estudos educacionais, abrangendo diferentes áreas do conhecimento e incentivando uma abordagem interdisciplinar que visa enriquecer o entendimento da educação no Brasil.
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Por: Karla Almeida