NAU realiza visitas técnicas aos campi da Uema para fortalecer ações de acessibilidade
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 9 de janeiro de 2025
Entre os dias 9 e 12 de dezembro de 2024, a Coordenadora do Núcleo de Acessibilidade (NAU) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), professora Marilda Rosa, realizou visitas técnicas aos campi da Universidade em Codó, Coroatá, Itapecuru Mirim e Pedreiras. O objetivo das visitas foi reforçar as ações de acessibilidade nos campi da Uema, compreender as demandas locais e promover um diálogo com as equipes pedagógicas e administrativas sobre a implementação de práticas inclusivas. A ação visa fortalecer a atuação do NAU e reafirmar seu compromisso com a inclusão e acessibilidade em todos os espaços da Universidade.
A iniciativa se alinha à missão do Núcleo de Acessibilidade de garantir que os estudantes com deficiência possam acessar e participar plenamente das atividades acadêmicas e culturais da Uema, em um ambiente que favoreça sua inclusão e desenvolvimento. Durante as visitas, a professora Marilda teve a oportunidade de ouvir os relatos de alunos e professores sobre as dificuldades enfrentadas e as necessidades para promover um ambiente mais inclusivo, além de avaliar as condições de acessibilidade nos diversos campi.
Sobre o NAU
Criado em 2014, o Núcleo de Acessibilidade da Uema é um espaço dinâmico que visa atender às necessidades de estudantes com deficiência, garantindo a inclusão acadêmica e social. Alinhado com a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, o NAU desenvolve ações pedagógicas que buscam institucionalizar práticas que proporcionem acessibilidade e igualdade de oportunidades para os discentes com deficiência, incluindo aqueles com:
- Deficiência física/paralisia cerebral;
- Surdez;
- Deficiência visual (visão monocular e baixa visão);
- Cegueira;
- Deficiência intelectual;
- Deficiência múltipla;
- Transtorno do espectro autista;
- Superdotação/altas habilidades.
O objetivo do NAU é garantir que todos os estudantes, independentemente das suas condições físicas ou cognitivas, possam expressar todo o seu potencial acadêmico e social, promovendo a inclusão no ensino e aprendizagem. O acompanhamento especializado pode ser solicitado tanto pelo coordenador de curso, por meio de um encaminhamento, quanto pelo próprio estudante, diretamente no núcleo.
Canais de Conteúdo
O NAU, além de desenvolver e oferecer projetos, cursos, ações, palestras, oficinas, entre outros, também compartilha conteúdos temáticos, serviços e eventos do setor nas redes sociais, como Instagram e Youtube. Em conjunto as redes sociais, o núcleo também tem uma biblioteca virtual e um podcast, o “NAUdCAST”, ambos com temas voltados à acessibilidade e inclusão.
Por: Karla Almeida