Egressos do curso de Letras Campus Timon são aprovados em Mestrado na UESPI


Por em 9 de janeiro de 2025



                                                             

No dia 20 de dezembro, foi publicado o resultado final da seleção de candidatos do Programa de Pós-Graduação em Letras – PPGL da Universidade Estadual do Piauí– UESPI. Nesse seletivo, foram aprovados dois alunos egressos do Curso de Letras Português da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) Campus Timon, Raimundo Nonato Junior e Ana Caroline Oliveira.

Os alunos aprovados foram bolsistas de programas de pesquisas e extensão do Campus Timon. Ana Caroline foi bolsista de Iniciação Científica PIBIC/CNPq, sob orientação da professora Dra.Silvana Pantoja. Já Raimundo Nonato foi bolsista do projeto Mais Extensão Universitária, sob orientação da profª Ma. Edite Sotero.

A docente do Campus Timon, professora Silvana Pantoja, comentou sobre a aprovação da ex-aluna, e também sobre o compromisso dos alunos do Campus com a pesquisa: “Estou muito feliz com a aprovação no mestrado da UESPI da minha ex-bolsistas PIBIC/CNPq, Ana Caroline, o que é fruto de um trabalho de pesquisa que desenvolvemos no nosso Núcleo de Pesquisa. Já são quatro aprovações em mestrado este ano, o que demonstra que estamos no caminho certo, preparando os nossos alunos para outras conquistas acadêmicas. Vale ressaltar o compromisso e seriedade com que nossos alunos do Curso de Letras do Campus de Timon vivenciam a pesquisa acadêmico-científica, cujos resultados nos motivam a continuar nessa jornada”.

                                                       

A professora Edite Sotero comentou sobre a importância do trabalho conjunto de professores e alunos: “Essas aprovações nos faz acreditar que o trabalho dos professores e do departamento de Letras do Campus, como um todo, está sendo muito bem executado, sobretudo falar sobre o Raimundo Júnior, que foi meu bolsista do projeto Mais Extensão Universitário, um projeto desenvolvido com leituras para crianças no município de São Francisco do Maranhão, excelente e excepcional, creio que ajudou muito o Raimundo Junior a desenvolver suas habilidades quanto a leitura e escrita e também fazê-lo ter certeza de que ele quer realmente trilhar o caminho do professorado, e realmente estar na educação, então de fato estamos muito felizes com essas aprovações”.

Ana Caroline, uma das alunas aprovadas, destacou como sua trajetória foi moldada pelo envolvimento em atividades de pesquisa ainda na graduação. “Durante minha vida acadêmica, participei do PIBIC, o que foi essencial para meu desenvolvimento. Trabalhei no projeto ‘O Legado da Memória e do Patrimônio Urbano na Poesia Maranhense Contemporânea’, onde aperfeiçoei habilidades de pesquisa, análise crítica, redação acadêmica e participação em eventos. As experiências adquiridas nesse período, incluindo o convívio com professores e bolsistas do LITERLI, aumentaram minha motivação e foram fundamentais para me preparar para o mestrado”, afirmou Ana, destacando a importância da vivência acadêmica e dos vínculos estabelecidos no desenvolvimento de sua carreira.

O processo de preparação para o mestrado, segundo Ana, iniciou-se ainda na graduação. “A preparação começou quando me aprofundei em temas acadêmicos de maior interesse, especialmente ligados à literatura, minha área favorita. Quando o edital foi lançado, apenas 15 dias após a defesa do TCC, a preparação foi intensa e desafiadora. Além de elaborar o projeto de pesquisa, fiz fichamentos, resenhas críticas, leituras direcionadas, apliquei os métodos de revisões e utilizei a técnica Pomodoro para gerenciar o tempo dedicado ao estudo das obras obrigatórias. Apesar do cansaço, mantive o foco e a determinação, equilibrando os estudos com outras responsabilidades”, completou.

Raimundo Nonato também compartilhou sua experiência, que envolveu não só a superação acadêmica, mas também o contato com diferentes realidades e culturas. “Foi uma experiência maravilhosa, pois, além do conhecimento e experiência que adquiri, conheci inúmeros lugares do estado do Maranhão e construí vínculos com pessoas incríveis.”

                                                           

No entanto, a caminhada de Raimundo Júnior foi marcada por desafios pessoais, “sempre procurei participar de eventos na área de letras, como ouvinte e também com apresentação de trabalho. Além disso, busquei participar de projetos de extensão, grupos de estudo em outras universidades, como a UFPI e a UESPI, e manter vínculos com professores e pesquisadores”, contou Raimundo. Ele revelou ainda que tentou ingressar no mestrado da UFPI por duas vezes, mas enfrentou dificuldades que resultaram em reprovações. “Passei cinco anos longe das pesquisas acadêmicas, mas no segundo semestre de 2024 fui convidado por um amigo para participar, como aluno especial, de uma disciplina no programa de pós-graduação da UESPI. Isso reacendeu meu amor pela pesquisa e, com isso, resolvi tentar novamente o processo seletivo para o mestrado. Dessa vez, consegui aprovação em todas as etapas”, relatou Raimundo, enfatizando a importância da persistência e do apoio de colegas e professores.

Texto: Vitória Carvalho / Campus Timon



Últimas Postagens