Alunos de Geografia do Programa Ensinar/Uema aliam teoria à prática durante aula de campo
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 16 de janeiro de 2025
Alunos do curso de Geografia do Polo Magalhães de Almeida do Programa Ensinar/Uema tiveram aula de campo no município de Tutóia. A atividade, realizada na disciplina Organização do Espaço Geográfico, foi orientada pelo Prof. Me. Vanderson Viana Rodrigues e teve como objetivo compreender as influências econômicas, políticas, técnicas, sociais e culturais na organização do espaço geográfico e nas configurações das redes contemporâneas.
Durante a ação, os estudantes foram envolvidos em uma rica experiência de observação dos espaços geográficos e suas transformações econômicas e sociais, com destaque para as dinâmicas entre a cidade de Tutóia e o turismo. A vivência proporcionou a oportunidade de aliar teoria e prática, ampliando o entendimento sobre o papel das atividades econômicas e culturais no desenvolvimento regional.
O Prof. Vanderson destacou a importância da atividade como parte do processo de formação dos futuros geógrafos. “O trabalho de campo foi fundamental para compreender a dinâmica do espaço geográfico e suas interações sociais e naturais, tendo em vista as ações ligadas ao turismo e à economia em Tutóia, que vem sendo transformada ao longo dos últimos anos. Levar os alunos do Polo Magalhães de Almeida para Tutóia faz parte do processo de aprendizagem e desenvolvimento prático das aulas e dos conhecimentos do curso de Geografia do Programa Ensinar, tendo em vista a formação teórica e prática, fundamental no ensino e pesquisa em geografia”, disse ele.
A aluna Vanessa Sousa Rocha relatou sua experiência: “a aula de campo foi de suma importância para podermos observar de forma clara e evidente o que estávamos aprendendo em sala de aula, pudemos entender e esclarecer dúvidas em tempo real e coleta de informações inesquecíveis”.
Para a aluna Jéssica Moura Costa, “a aula de campo foi fundamental, pois colocamos em prática tudo que vimos e ouvimos na sala de aula, onde tiramos nossas dúvidas e entendemos de forma clara toda disciplina passada, a aula foi super interativa e prática tivemos uma experiência riquíssima e significativa relacionando os conceitos teóricos com a realidade.
Essa iniciativa reafirma o compromisso do Programa Ensinar com a formação acadêmica de qualidade, aliando teoria e prática, e promovendo uma visão crítica sobre os processos que estruturam o espaço geográfico.
Por: Paula Lima