Uema realiza o I Seminário do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 13 de dezembro de 2024
De 12 a 14 de dezembro, a Universidade Estadual do Maranhão promove o I Seminário do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI/UEMA) e o III Encontro do Mestrado PROFEI/UEMA.
Com o tema “Educação Inclusiva na Contemporaneidade: A (in)visibilidade da educação especial na perspectiva inclusiva na escola regular”, o evento tem como objetivo fomentar discussões sobre inclusão educacional, promovendo reflexões acerca de práticas inclusivas e sua aplicação no ambiente escolar.
A programação inclui palestras, mesas-redondas, apresentações de trabalhos acadêmicos, oficinas, atividades culturais e a publicação de anais. Participam pesquisadores, professores, estudantes e profissionais interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre educação inclusiva.
Para o reitor da Uema, Walter Canales, a iniciativa reforça a importância de preparar educadores e gestores para os desafios da inclusão na contemporaneidade. “É essencial que a universidade lidere esse diálogo e proponha soluções que impactem positivamente as escolas e a sociedade como um todo”, afirmou.
Segundo o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Uema, Marcelo Cheche, o seminário reflete o compromisso da universidade com a promoção da educação inclusiva. “Esse evento destaca o papel da Uema como protagonista nas discussões sobre inclusão escolar, além de proporcionar um espaço de troca e aprendizado entre diferentes atores da educação”, destacou.
A coordenadora do PROFEI/UEMA, Profa. Dra. Márcia Raika e Silva Lima, enfatizou a relevância do evento para a consolidação de práticas inclusivas na educação. “Estamos promovendo um debate essencial para a visibilidade da educação especial em uma perspectiva inclusiva, reafirmando o papel da escola regular como espaço para todos”, disse.
O evento é uma realização do PROFEI/UEMA em parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG) e a Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proexae).
Por: Paula Lima