Uema fortalece compromisso com a paz no 1º Fórum de Universidades pela Paz
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 2 de dezembro de 2024
A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) marcou presença no 1º Encontro Presencial do Fórum de Universidades pela Paz (FOUP), realizado em Florianópolis, entre os dias 25 e 27 de novembro de 2024.
Representada por Ariadne Enes Rocha, Assessora Chefe da Assessoria Especializada na Articulação em Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), Thiago Cardoso de Jesus, Diretor do Curso de Relações Internacionais, e Antonio Fernando Jacob Junior, do Departamento de Computação do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT/Uema), a instituição participou ativamente das discussões sobre a construção de uma cultura de paz no ensino superior.
Durante o evento, a professora Ariadne Enes Rocha, que representa Eixo 8 – Sustentabilidade Urbana e Rural, destacou a relevância das palestras e práticas compartilhadas:
“Tivemos a oportunidade de participar de palestras que trouxeram diferentes perspectivas sobre a cultura de paz e conhecer práticas concretas de sua implementação nas Instituições de Ensino Superior. Para a Uema, foi um momento importante para apresentar nossas ações relacionadas à temática e reforçar articulações que impactarão positivamente nossas práticas de ensino, pesquisa, extensão, gestão e inovação”.
Já o professor Antonio Fernando Jacob Junior, representante do Eixo 5 – Tecnologia e Infraestrutura, comentou sobre as contribuições da tecnologia no contexto da paz:
“A troca de experiências no evento foi bem interessante. Na questão do eixo de tecnologia da informação e infraestrutura, conseguimos fazer uma conexão com a coordenação do FOUP para melhorar o repositório e as matérias relacionadas ao contexto da paz. Como próximo passo, vamos fortalecer essas interações com os grupos de trabalho, incluindo a possível criação de um periódico do Fórum”.
O professor Thiago Cardoso de Jesus, representante do Eixo 1 – Justiça e Segurança da Vida, destacou a importância do encontro para reafirmar o papel transformador das universidades:
“Foi uma experiência interessante de interlocução, engajamento e redescoberta das potencialidades que as universidades possuem no enfrentamento às violências, afirmação de direitos e concretização da cultura de paz. Saio com a certeza de que, como Uema, avançamos muito, mas ainda temos muito a fazer, empreendendo esforços para gerar impactos positivos na sociedade que nos financia”.
Um dos destaques do evento foi o lançamento da Carta de Florianópolis, documento estratégico que reúne compromissos e diretrizes para ações futuras em prol da paz. Além disso, foi inaugurado o Centro de Estudos Avançados pela Paz na América Latina, consolidando a região como referência em práticas voltadas à paz e ao desenvolvimento sustentável.
Na abertura, Cecília Raquel Maia Leite, reitora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e presidente da Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), ressaltou:
“As 46 instituições afiliadas à Abruem têm capacidade de impactar significativamente por meio de ensino, pesquisa e extensão, promovendo uma sociedade mais justa e pacífica”.
A participação no FOUP reafirmou o compromisso da Uema com iniciativas que promovam uma cultura de paz e transformações sociais sustentáveis, valorizando a diversidade cultural e identitária. O evento também fortaleceu as bases para práticas inovadoras e colaborativas dentro do ambiente acadêmico, consolidando a universidade como protagonista no cenário global.
Por: Elitiel Guedes – Assessoria ODS Uema.