Reitor da Uema reúne com diretor da ANM no Campus Paulo VI e discutem parceria


Por em 5 de dezembro de 2024



                                                         

Na tarde desta quinta-feira (5), o reitor Walter Canales recebeu no prédio da Reitoria para uma reunião institucional, o diretor geral da Agência Nacional de Mineração (ANM), Dr. Mauro Sousa, que estava acompanhado do gerente regional da ANM no Maranhão, Clauton Fonseca Sampaio, e do assessor da ANM em Brasília, Denilson Matos. Ainda marcaram presença no encontro, o vice-reitor Paulo Catunda, e os assessores, professor Luís Jorge, professor Luís Carlos e o chefe de Gabinete, professor Sampaio de Matos Júnior.

A visita de Mauro à Uema, consistiu na intenção de estreitar as relações institucionais entre a ANM no Maranhão e a universidade, tendo em vista o momento estratégico, onde se cogita a possibilidade de uma parceria para o desenvolvimento de atividades de estágios curriculares no âmbito da Agência Nacional de Mineração, e, na medida do possível, auxiliá-los naquilo que a Uema for demandada por eles no decorrer da parceria.

                                                       

Conforme explica o professor Walter, a visita do diretor da ANM, Mauro Sousa, abre uma enorme possibilidade de estreitar os laços institucionais entre a Agência e a universidade, considerando que a Uema tem alguns cursos com metodologias direcionadas às atividades desenvolvidas pela Agência. “A ideia é elaborar um calendário de atividades por meio de estágios, visitas programadas e direcionar nossos alunos também às empresas privadas que já têm parcerias com a Agência”, aponta o reitor.

                                                       

Para o diretor da ANM, Mauro Sousa, a Uema é uma instituição de ensino superior que pode contribuir significativamente na capacitação de profissionais para atuar na área da mineração no Maranhão, por meio da expertise que possui. “Podemos unir forças e, com isso, melhorar o perfil mineral do estado, porque vejo aqui enormes potencialidades que devem aumentar o nosso conhecimento geológico e permitir que a indústria se desenvolva. A mineração é um fator primordial para o desenvolvimento econômico e social da população”, destaca Mauro.

O gerente da ANM no Maranhão, prof. Clauton Fonseca Sampaio, disse que a visita dos gestores da ANM à Uema objetiva construir uma parceria que certamente vai agregar frutos em relação à formação de profissionais e gerar empregos e renda. “A Uema é uma universidade que tem bons cursos, entre eles, o de Geografia, que pode dar visibilidade à ANM no Maranhão, e, isso, passa pelos municípios onde têm extração mineral. Neste sentido, precisamos pensar em capacitar a população e, assim, aumentar o seu IDH, melhorando o fluxo econômico na região”, observa Clauton.

                                                       

ANM é uma autarquia federal, vinculada ao Ministério de Minas e Energia, tem como missão regular, outorgar e fiscalizar o setor mineral no Brasil. Entre suas atribuições estão a promoção do uso racional e sustentável dos recursos minerais, além de garantir transparência e atratividade para investimentos no setor. A agência também regula áreas como pesquisa mineral, lavra de substâncias, garimpos, extração de materiais para construção civil, fósseis, água mineral e exploração de diamantes.

Por Alcindo Barros

Fotografias: Rafael Carvalho

 

 



Últimas Postagens