ProfiTec em 2024: Ano de reconhecimento e avanços na inclusão tecnológica


Por em 27 de dezembro de 2024



O Programa de Formação Profissional Tecnológica (ProfiTec), da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), conseguiu alcançar vários objetivos institucionais no ano de 2024.

Entre os destaques estão o reconhecimento de cursos do programa pelo Conselho Estadual de Educação (CEE-MA), início das turmas dos novos cursos superiores de tecnologia em Energias Renováveis, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Logística e Geoprocessamento, bem como a colação de grau das primeiras turmas formadas pelo programa.

Foram formados novos profissionais dos cursos tecnólogos em Design de Interiores (campi de Bacabal e Timon), Tecnologia em Gestão da Qualidade (campi de São Bento e Grajaú) e Tecnologia em Redes de Computadores (campi de Caxias e Santa Inês).

Além das formaturas,  estudantes do ProfiTec realizaram apresentação de trabalhos em eventos acadêmicos na Uema e de outras instituições, participaram de várias visitas técnicas, aulas de campo, além de projetos de extensão como o Curso de Informática Básica para comunidades carentes em Coroatá.

O programa também apoiou eventos importantes como o Café Tech em Timon, o Arraial da Uema e o projeto Criança Engenharia, iniciativas que reforçam seu compromisso com a inovação, a cultura e a responsabilidade social.

Outro marco foi o II Encontro Pedagógico, que pela primeira vez reuniu presencialmente coordenadores de polos, diretores de campus, a coordenação geral e o setor administrativo do programa para discutir melhores práticas pedagógicas e alinhamento de ações em prol da comunidade acadêmica. Já o IV Encontro Acadêmico do ProfiTec promoveu debates sobre tecnologia, inovação, empreendedorismo e sustentabilidade, consolidando o programa como um espaço de crescimento e aprendizado.

Para o coordenador geral do ProfiTec, Lúcio Campos, as conquistas de 2024 refletem a força do programa e sua missão.

“O reconhecimento pelo Conselho Estadual de Educação e a formação das nossas primeiras turmas são resultados do empenho conjunto. Esses cursos são inéditos nas cidades onde foram implantados, que até então não contavam com profissionais formados nessas áreas específicas. Estamos construindo um futuro promissor, formando profissionais qualificados e levando impacto positivo às comunidades onde atuamos. Em 2025, continuaremos a formar novas turmas, levar mais conhecimento aos jovens maranhenses e contribuir para o desenvolvimento do nosso estado que tanto precisa de profissionais qualificados”, comentou.

Criado pela Uema em 2018, com o início das primeiras turmas em 2020, o ProfiTec foi concebido para atender demandas específicas da sociedade maranhense. Oferecendo cursos tecnólogos presenciais de menor duração e com aulas aos finais de semana, o programa promove inclusão, cidadania e desenvolvimento sustentável, reafirmando seu papel como catalisador da transformação social e do progresso tecnológico no Maranhão.

                           

 

Por Débora Souza



Últimas Postagens