Egressas do Curso de Letras do Campus Timon são aprovadas em Mestrado Acadêmico
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 13 de dezembro de 2024
Nesta sexta-feira, 13 de dezembro, foi divulgado o resultado do Processo Seletivo do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, Mestrado Acadêmico em Letras (PPGLETRAS/Uema), trazendo uma conquista significativa para a Universidade Estadual do Maranhão, Campus Timon. Duas egressas do curso de Letras Português, Kelly Cristina e Kércya Rayanne, foram aprovadas no seletivo, marcando um importante passo em suas trajetórias acadêmicas.
As duas ex-alunas têm um histórico de dedicação à pesquisa durante a graduação, atuando como bolsistas em projetos da Uema sob a orientação da Profa. Dra. Silvana Pantoja, docente e coordenadora de projetos vinculados ao Grupo de Pesquisa LITERLI. Kércya Rayanne foi bolsista de Iniciação Científica PIBIC/CNPq (2020-2021) e do Programa Universal CNPq (2022-2024), enquanto Kelly Cristina recebeu apoio do programa BATI/UEMA (Bolsa de Apoio Técnico Institucional).
Para Kércya, a experiência como bolsista foi fundamental na construção de sua carreira acadêmica:
“Durante o período como bolsista, foi possível explorar o meu desenvolvimento enquanto pessoa, graduanda e pesquisadora; além de aprimorar o meu currículo acadêmico com publicação de artigo em revista científica, capítulo de livro e apresentações de trabalhos em eventos. A experiência me proporcionou a identificação com o ramo científico, despertando o interesse em ingressar no mestrado acadêmico”, destacou.
Já a Profa. Dra. Silvana Pantoja ressaltou a importância de projetos acadêmicos na formação de alunos comprometidos com a pesquisa:
“É muito gratificante para mim porque tratam-se de alunas que participaram de pesquisas vinculadas a projetos coordenados por mim e vinculados ao Grupo de Pesquisa LITERLI. Essas aprovações reafirmam a importância de alunos engajados na pesquisa acadêmica”, afirmou a docente.
As egressas também compartilharam suas experiências de preparação para o seletivo do mestrado, destacando o rigor e a importância do planejamento.
Kércya Rayanne explicou:
“A preparação se deu inicialmente em saber como funcionava o processo de seleção do mestrado da instituição de interesse, considerando a linha de pesquisa que eu almejava estudar. Assim, desenvolvi a proposta do anteprojeto de pesquisa, li e fiz fichamentos da bibliografia cobrada no edital para realizar a prova de conhecimento específico.”
Kelly Cristina, por sua vez, destacou os desafios enfrentados durante a preparação:
“O processo de preparação para o mestrado foi algo desafiador. Eu sabia que não seria fácil, em meio a outras tribulações que enfrentava, e de fato não foi, mas vi como uma oportunidade de desafiar meus medos e inseguranças.”
O ingresso no Mestrado Acadêmico é um passo essencial para quem deseja seguir carreira acadêmica ou atuar na pesquisa científica, sendo também um requisito para docência no ensino superior.
A Universidade Estadual do Maranhão, Campus Timon, parabeniza Kelly Cristina e Kércya Rayanne por suas conquistas e reconhece o impacto positivo de suas trajetórias para o fortalecimento da pesquisa e da excelência acadêmica da instituição.
Por: Karla Almeida