Egressa da Uema EaD polo Penalva conquista vaga em Mestrado na USP
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 30 de dezembro de 2024
Patrícia Andrade Nunes transformou sua história por meio da educação. Natural de Penalva, no Maranhão, ela deu os primeiros passos rumo ao ensino superior por meio de cursos técnicos oferecidos pelo Núcleo de Tecnologias para Educação (Uemanet), da Universidade Estadual do Maranhão (Uema). Seu ponto de partida foi o curso técnico em Logística e o curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Assistente Administrativo.
Determinação e esforço levaram Patrícia a conquistar o 7º lugar no vestibular EaD da Uema para Licenciatura em Filosofia no ano de 2019. Estudando no polo de Penalva, ela se formou em 2023. Pouco tempo depois, foi reconhecida em sua comunidade e começou a atuar como professora na rede municipal de ensino da cidade.
Buscando se especializar, Patrícia ingressou no curso de pós-graduação Lato Sensu “Ciências é 10”, também pelo Uemanet, destinado a professores do sistema público de ensino.
Após a elaboração de sua monografia na graduação, cujo tema rendeu nota máxima, recebeu da avaliadora, Profª Karla Cristina, e dos orientadores, Profº Paulo Calvet e Profº Paulo Henrique Vieira de Macedo, um incentivo decisivo: a sugestão de buscar um mestrado.
Foi assim que Patrícia inscreveu seu projeto intitulado “Liberdade e Angústia no Existencialismo Sartreano” no processo seletivo da Universidade de São Paulo (USP), considerada a melhor universidade da América Latina, de acordo com o QS World University Ranking. Passou com sucesso pela avaliação do projeto, pela prova de proficiência em inglês e, por fim, pela entrevista realizada presencialmente em São Paulo. O resultado: a aprovação para ingressar no mestrado em Filosofia.
Patrícia atribui parte de suas conquistas à universidade e ao acesso à educação pelo ensino a distância. “Eu sou eternamente grata à Uema por ter me permitido alcançar tantas conquistas aqui mesmo da minha cidade. Era uma das minhas maiores preocupações ao terminar o ensino médio, se eu teria oportunidade de continuar estudando. Essa aprovação na USP só se fez possível mediante a grande parcela de contribuição da Uema, que conseguiu trazer os estudos até mim e outros penalvenses. Tenho muito orgulho de ser Uema”, afirmou.
A trajetória de Patrícia Andrade Nunes é um exemplo de que, com oportunidades e dedicação, é possível superar barreiras sociais e geográficas e alcançar grandes feitos, mesmo em pequenos municípios. Sua história inspira não apenas os moradores de Penalva, mas todos aqueles que sonham com um futuro melhor através da educação.
Por: Fernanda Araújo/Uemanet.