Atividade de Curricularização: Além dos Muros da Universidade


Por em 26 de dezembro de 2024



                                             

Alunos do 1º período do curso de bacharelado em Enfermagem do Campus Colinas da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) participaram de uma atividade de curricularização que integrou teoria e prática. Realizada como parte do Projeto de Extensão “Além dos Muros da Universidade”, a iniciativa foi conduzida no âmbito da disciplina Contexto Histórico, Social e Filosófico da Enfermagem, sob a coordenação do Prof.º Me. Diellison Lima, e utilizou a metodologia ativa Word Café para estimular o compartilhamento de conhecimentos.

O principal objetivo foi promover o compartilhamento de conhecimentos sobre as especialidades da enfermagem brasileira, com os alunos atuando como protagonistas no processo de construção e disseminação do saber. A atividade contou com organização do Prof.º Me. Diellison Lima e suporte total das monitoras Brenda Conrado, Ana Lice, Maria Clara, Karoline Matias e Milena Abreu. A direção do campus, representada pela Prof.ª Cícera Borba, e a direção do curso de Enfermagem, com a Prof.ª Dra. Mauryane Lopes e a secretária Marinize Almeida, também apoiaram integralmente a iniciativa.

                                             

Segundo o Prof.º Me. Diellison Lima, atividades como esta são fundamentais para o processo de ensino-aprendizagem, pois colocam o aluno como protagonista enquanto o docente atua como mediador. A experiência em um ambiente ao ar livre, em contato com a natureza, proporciona bem-estar e favorece trocas de informações de forma mais organizada e natural. “O ambiente acolhedor facilita a interação e o aprendizado de maneira significativa”, destacou o professor.

A Prof.ª Dra. Mauryane Lopes enfatizou que atividades realizadas fora da sala de aula têm contribuído positivamente para o processo formativo dos alunos. “Momentos de diálogos em ambientes diferentes proporcionam experiências enriquecedoras e somam de forma expressiva à formação dos futuros enfermeiros”, afirmou.

A atividade reforçou a importância de metodologias ativas no ensino superior, alinhando teoria e prática de maneira dinâmica e colaborativa. A experiência também incentivou a integração entre os alunos e destacou a relevância de projetos que transcendem os muros da universidade, promovendo impacto tanto no contexto acadêmico quanto na comunidade local.

Por: Karla Almeida



Últimas Postagens