Alunos de Matemática do Programa Ensinar promovem exposição sobre educação inclusiva
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 17 de dezembro de 2024
Os alunos do curso de Matemática do Polo Água Doce do Maranhão do Programa Ensinar/Uema realizaram uma exposição com o tema “Desafios e perspectivas da educação inclusiva no contexto escolar”. A atividade, orientada pela professora Gilmara Cutrim Ribeiro, que ministra a disciplina Fundamentos da Educação Especial e Inclusiva, teve como principal objetivo oferecer recursos pedagógicos adaptados para promover acessibilidade, aprendizado e conscientização sobre a importância da inclusão no ambiente escolar.
Durante a exposição, os futuros professores de Matemática tiveram a oportunidade de desenvolver competências essenciais para atuar em contextos educacionais inclusivos, abordando questões ligadas às diversas necessidades educacionais.
Segundo a professora Gilmara, o momento foi transformador para os estudantes, possibilitando reflexões profundas sobre inclusão. “Esse tipo de exposição é de fundamental importância para a formação dos futuros educadores, pois promove a conscientização sobre as necessidades e os direitos dos alunos com deficiências, além de fomentar a criação de um ambiente mais inclusivo e acolhedor”, destacou ela.
A exposição contou com materiais didáticos manipuláveis adaptados, como figuras geométricas em relevo e texturas diferenciadas, possibilitando que estudantes cegos compreendam conceitos matemáticos por meio do tato. A abordagem foi pensada para facilitar o aprendizado, além de promover a interação com os colegas, reforçando a importância de uma inclusão efetiva e colaborativa no ambiente escolar.
Foram trabalhados temas relacionados a diferentes tipos de deficiência e condições específicas, incluindo: Deficiência visual e auditiva; TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade); Discalculia; Autismo.
O evento foi uma oportunidade para que os estudantes compreendessem as barreiras enfrentadas por alunos com necessidades especiais e aprendessem a desenvolver práticas inclusivas em suas futuras salas de aula.
A atividade reforça o compromisso do Programa Ensinar/Uema em preparar educadores mais sensíveis e capacitados para atender a diversidade presente nas escolas, promovendo uma educação mais justa e igualitária.
Por: Paula Lima