Acadêmica da Uema Campus Caxias é aprovada no 32º Programa Bolsas de Verão CNPEM
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 10 de dezembro de 2024
A acadêmica Kariny Alanda Teixeira Costa, do último período do Curso de Licenciatura em Física (2024.2) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) Campus Caxias, foi aprovada na 32ª edição do Programa Bolsas de Verão (PBV32) do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em São Paulo. O programa é conhecido popularmente como “Escola de Verão do CNPEM”. Kariny conquistou uma das 38 vagas disponíveis no programa. A Direção do Campus Caxias, na pessoa da Profa. Dra. Valéria Cristina Soares Pinheiro, parabeniza a acadêmica.
A seleção envolveu critérios rigorosos, incluindo uma carta de recomendação elaborada pelo Prof. Dr. João Alberto Santos Porto, o histórico acadêmico da candidata e uma carta de motivação em que Kariny explicou suas razões para participar da escola. Ela também contou com o incentivo e influência de Mateus Silva Rêgo, egresso do Campus Caxias, atualmente pesquisador visitante na The Pennsylvania State University, nos Estados Unidos.
O PBV32 terá início no dia 8 de janeiro de 2025 e se estenderá até 26 de fevereiro de 2025. O programa oferece diversos benefícios, tais como:
– Apoio financeiro para deslocamento entre a residência e o aeroporto (ida e volta), além de auxílio para despesas pessoais durante a viagem;
– Passagens aéreas (ida e volta);
– Hospedagem;
– Alimentação;
– Cobertura de seguro de assistência médica;
– Orientação individualizada por pesquisadores do CNPEM;
– Apoio psicológico e pedagógico ao longo do programa.
Durante o PBV32, os participantes enfrentarão o desafio de desenvolver projetos de pesquisa multi e/ou interdisciplinares, propostos por pesquisadores do CNPEM. Os
resultados obtidos serão apresentados em seminários e em um relatório final de pesquisa.
Essa conquista reforça o papel da Uema em formar profissionais de destaque e demonstra o comprometimento de seus alunos com o desenvolvimento científico e acadêmico.
Por: Emanuel Pereira/Uema Campus Caxias