V ERMAC é realizado no Campus Caxias
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 13 de novembro de 2024
O V ERMAC (Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional) aconteceu entre os dias 4 e 8 de novembro no Campus Caxias, tendo como tema “Conexões entre Matemática e o Pensamento Computacional: Perspectivas para o Ensino e Aprendizagem de Matemática”. Coordenado pela Profa. Dra. Celina Amélia da Silva, o evento reuniu professores, acadêmicos e pesquisadores de diversas instituições, como UFMA, IFMA, UFDPar e UFCA. As atividades foram realizadas no Auditório Leôncio Magno e em salas do campus.
A palestra de abertura foi conduzida pela professora Valeska Martins de Souza, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), que abordou a estrutura organizacional da SBMAC (Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional). Segundo ela, “O objetivo da SBMAC é promover o desenvolvimento e a disseminação da Matemática Aplicada e Computacional no Brasil. Além de eventos, ela publica livros e periódicos e premia trabalhos destacados. Atualmente, possui 12 comitês temáticos, e nós integramos a Regional 2, que abrange Maranhão, Piauí e Ceará”.
O Prof. Dr. João de Deus Mendes da Silva, também da UFMA, apresentou o tema “Modelagem Matemática mediada por IA e linguagem de programação”, destacando que a Inteligência Artificial (IA) é essencial na área. “Se hoje você não usa IA, é como se há 30 anos você não usasse um computador”, comparou.
À tarde, foi apresentada a peça “Alice no País da Matemática”, encenada por alunos do Ensino Médio do SESI – Caxias, sob a coordenação do Prof. Dr. Diego Machado.
Na sequência, o Prof. Dr. Sérgio Noleto Turibus ministrou a palestra “Percepções para a resolução de problemas de Matemática”. Ele destacou que “Existem vários caminhos para resolver um problema, pois são percepções e perspectivas diferentes. Nem sempre uma avaliação diz como é o aluno, e o professor deve ser sensível. Sabedoria é usar o que se sabe no momento certo”.
Também foram realizadas comunicações orais sobre pesquisas em andamento. Entre os temas abordados estavam “Conquistas e desafios contemporâneos das mulheres na ciência”, “Estudos das produções de estudantes do Ensino Médio em provas da OBMEP” e “Explorando o ensino de Álgebra Linear através de transformações geométricas”. A palestra da Profa. Dra. Sissy da Silva Souza, “Meninas e Matemática: a experiência de um projeto de extensão na UFDPar – Universidade Federal do Delta do Parnaíba”, foi um dos destaques.
O evento também contou com minicursos, como “Construção de Aplicativos de Matemática usando o MIT APP INVENTOR”, ministrado pelo Prof. Dr. Diego Veras (UFCA), e “Matemática como ferramenta fundamental da Física”, conduzido pelo Prof. Dr. Ediomar Costa Serra (Uema Caxias).
No dia 6, a professora Kaila Rocha Braga, da UFMA, apresentou a palestra “Matemática Inclusiva e suas descobertas”, tema de seu livro. A obra foi inspirada por sua filha, que nasceu com Síndrome de Down, e aborda a adaptação de conteúdos para alunos com deficiência intelectual. “Espero ter plantado uma sementinha em Caxias e sensibilizado professores para que tenhamos mais livros adaptados”, afirmou.
Em outra palestra, o Prof. Dr. André Bogéa abordou o “Letramento Estatístico no ensino da Matemática”. Ele explicou que o letramento estatístico vai além da leitura de gráficos, sendo essencial para que alunos compreendam e avaliem dados estatísticos, evitando equívocos comuns em interpretações.
No encerramento, a professora Waléria de Jesus Barbosa, da Uema, explanou sobre “Um diálogo entre Matemática e linguagens artísticas”, discutindo como a Matemática está presente em diversas manifestações artísticas, desde a arte rupestre até a arte contemporânea.
O V ERMAC foi finalizado com a palestra “Congruência Modular na Resolução das Equações Diofantinas”, ministrada pelo Prof. Dr. João Coelho Filho (Uema/PROFMAT).
Por: Emanuel Pereira/Uema Campus Caxias
Fotos: Emanuel Pereira/Uema Campus Caxias