Uema Realizará Estudo de Impacto Ambiental para a Zona de Processamento de Exportações do Maranhão
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 14 de novembro de 2024
A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), representada pelo vice-reitor Paulo Catunda, recebeu na tarde desta quarta-feira (13) o presidente da Zona de Processamento de Exportações do Maranhão (ZPE-MA), Geraldo Carvalho. Na reunião, Carvalho solicitou que a Uema realize o Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA-RIMA) do terreno onde será instalada a ZPE, no município de Bacabeira.
O EIA/RIMA, documentos essenciais para o licenciamento ambiental, são exigidos para a análise e autorização de empreendimentos com potencial de gerar impactos significativos ao meio ambiente. Por meio desses estudos, é possível definir a dimensão e a intensidade dos impactos ambientais, contribuindo para a sustentabilidade das atividades na ZPE.
“Nós temos muita confiança no trabalho técnico da Uema. Já estivemos juntos em outros projetos, como no Zonamento Econômico e Ecológico (ZEE), desenvolvido também pela universidade. Com isso, temos a certeza de que será um trabalho técnico de alta qualidade e com prazo adequado”, ressaltou Geraldo Carvalho, presidente da ZPE-MA.
A criação da ZPE do Maranhão representa uma iniciativa estratégica para estimular a industrialização e atrair investimentos nacionais e internacionais, promovendo o desenvolvimento do estado. As atividades dentro da ZPE demandam licenciamento ambiental, e, nesse cenário, a Uema se destaca pela experiência na área de inteligência territorial e gestão ambiental.
O vice-reitor da universidade, Paulo Catunda, enfatizou o papel da Uema neste projeto: “São vários projetos desenvolvidos ao longo dos últimos dez anos que qualificam a Uema a participar da iniciativa da ZPE, oferecendo um suporte fundamental na elaboração de estudos e relatórios que permitirão um processo adequado de licenciamento ambiental.”
Com experiência acumulada em estudos ambientais e projetos voltados à gestão territorial, a Uema contribui de forma decisiva para viabilizar o licenciamento da ZPE do Maranhão, promovendo desenvolvimento econômico alinhado à preservação ambiental.
Por: Gabrielle Siebra
Fotos: Rafael Carvalho