Uema inicia XI Semana das Ciências Agrárias no Campus Paulo VI


Por em 25 de novembro de 2024



                                                   

Teve início na manhã desta segunda-feira, 25, no auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), a XI Semana Acadêmica das Ciências Agrárias, com o tema: Inovação Tecnológica e Inteligência Artificial: desafios e oportunidades no campo.

O evento, que se estenderá até quarta-feira, 27, contou com a presença do reitor Walter Canales, do vice-reitor Paulo Catunda, da diretora do Centro de Ciências Agrárias (CCA), professora Ana Maria de Araújo Silva, de pró-reitores, alunos e convidados.

Durante a cerimônia de abertura da semana, aconteceram três painéis com temas muito importantes para o aprendizado dos estudantes, onde discutiu-se sobre as Startups de bases científicas para o Agro – Case BIOHOP, com a Dra. Cássia Coelho/RJ; Tecnologias digitais e não digitais como alavancas para o Agro, pela Esp. Angélica Kikuchi – Boom Ventures/SP; e do Tec ao pop ou do campo à sala: a inovação fazendo tudo acontecer, com o prof. Roberto Serra, diretor executivo da Marandu/Uema.

                                                   

A semana está sendo desenvolvida por meio de minicursos, palestras, apresentações orais e de posters, com discussões que envolvem as áreas agronômicas, engenharia de pesca, zootecnia e medicina veterinária. As reuniões estão acontecendo nos prédios, onde têm cursos das agrárias, no Campus Paulo VI. 

O reitor disse que a presença dos estudantes na abertura da Semana das Ciências Agrárias, interessados pelos temas apresentados é muito importante para o sucesso das atividades realizadas durantes estes três dias de trabalhos intensos. “Fiquei muito feliz quando vi o auditório repleto de alunos e professores, todos envolvidos nessas temáticas das ciências agrárias, voltadas à inovação tecnológica e à inteligência artificial. São temas atuais e necessários para integrar os nossos cursos a tudo que vem ocorrendo de novo no mundo globalizado”, declara o professor Walter.

A diretora do CCA, professora Ana Maria Silva de Araújo explicou que a Semana consiste num evento anual em parceria com os alunos e professores dos quatro cursos de graduação ligados ao centro, Agronomia, Veterinária, Engenharia de Pesca e Zootecnia, visando a confraternização entre esses cursos, com palestrantes não só da Uema, mas de universidades do Estado, profissionais e professores de instituições brasileiras. “A intenção é discutir temas importantes, realizar trocas experiências que venham proporcionar aos estudantes o despertamento para outras áreas, nas quais queiram ingressar através de mestrado, doutorado ou algo que os chamem atenção para dar continuidade à vida profissional”, informa a professora.

                                                   

De acordo com o vice-reitor Paulo Catunda, esse é um evento tradicional dos cursos das agrárias da Uema, que interagem com instituições do Estado e professores de outras universidades. E, além disso, traz muita informação e debates para o aprendizado dos alunos, dando a eles um melhor preparo para o mercado de trabalho. “Eu entendo que esta semana é um dos eventos mais importante dos cursos das agrárias da Uema. São questões plenamente positivas que os estudantes aprendem e recebem as melhores condições para atuar no campo do ensino e da ciência para enfrentar o mercado de trabalho neste momento em que a tecnologia ocupa um espaço gigantesco”, observa Catunda

Para o aluno do 9º período do curso de Agronomia, Antonio Moisés, a Uema está conectada com as grandes descobertas científicas na área agronômica, e esta semana vem justamente para difundir o conhecimento sobre temas atuais e relevantes no campo das agrárias. Para ele, quando os alunos participam de uma semana acadêmica como esta, voltada especificamente para eles, esse grupo tem a oportunidade de conhecer novos mecanismos, e, com isso, saem mais inteirados com informações e atualizações do mercado e de novas tecnologias para sua área ou para áreas que pretendem agregar. “Então, quando nós participamos de uma semana de ciências agrárias, saímos dela com o conhecimento mais ampliado”, aponta Antonio.

                                                   

A Semana de Ciências Agrárias é um evento realizado por discentes e docentes dos cursos de Agronomia, Engenharia de Pesca, Medicina Veterinária e Zootecnia, do Centro de Ciências Agrárias (CCA), com o intuito de promover o aprimoramento de conhecimentos técnicos e científicos aos discentes desses cursos e, ainda, oportunizar a integração com professores e pesquisadores de outras instituições de ensino superior, bem como empresas de pesquisas e outras instituições públicas e privadas que atuam na área das Agrárias.

Aliado à inovação tecnológica, a inteligência artificial (IA) tem muito a oferecer ao setor agrícola monitorando uma quantidade exponencial de variáveis, fornecendo informações em tempo real sobre a saúde das plantas, a qualidade do solo e as condições climáticas, permitindo que ajustes automatizados ocorram. Isso facilita o planejamento, a definição de estratégias e a tomada de decisões sobre a lavoura. Com isso, é possível reduzir custos, agilizar processos, reduzir infestações de plantas daninhas, pragas e doenças, além de aumentar a produtividade, ou seja, os agricultores podem tomar ações imediatas em tempo real para gerar o alerta para acelerar a agricultura de precisão.

Por Alcindo Barros

Fotografias: Rafael Carvalho



Últimas Postagens