Reitor da Uema participa de missão internacional na Colômbia pela Abruem
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 21 de novembro de 2024
O reitor da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Prof. Walter Canales, e o Superintendente de Relações Internacionais da instituição, Prof. Silas de Melo, realizaram visitas às universidades de Cartagena e à Universidade Del Atlântico, em Barranquilla, na Colômbia, nos dias 18 e 19 de novembro. A missão integra uma agenda internacional da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem).
O objetivo da viagem é conhecer as experiências exitosas da Colômbia nas áreas de educação, ciência e tecnologia, além de promover intercâmbios institucionais. Ao todo, a comitiva de 25 representantes da Abruem visitará quatro universidades colombianas, participará de reuniões com a Embaixada do Brasil na Colômbia e com a Associação Colombiana de Universidades. A missão, que teve início na segunda-feira (18), se estende até o dia 21.
Durante as visitas, o reitor e o superintendente da Uema apresentaram as oportunidades de internacionalização da instituição, com destaque para intercâmbios de estudantes e docentes, programas de dupla titulação de diplomas, parcerias em pesquisas conjuntas e a realização de aulas on-line simultâneas.
As universidades colombianas demonstraram interesse pelo programa PROETNOS, voltado à licenciatura indígena e quilombola, e pela atuação da Uema em sustentabilidade, por meio das superintendências de gestão ambiental e ações alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
“É fundamental que essa missão resulte em ações concretas de internacionalização, colocando a Uema em evidência por meio de seus alunos e docentes. Não se trata apenas de adquirir fluência em outra língua, mas de enriquecer a formação acadêmica, tanto na graduação quanto na pós-graduação, contribuindo para a qualidade da nossa Universidade”, destacou o reitor Walter Canales.
A missão reafirma o compromisso da Uema com o fortalecimento de parcerias internacionais e a ampliação de sua atuação no cenário global.
Por: Ascom/Uema