O papel da Uema para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável


Por em 30 de novembro de 2024



A Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, apresenta um processo de expansão e interiorização no território maranhense, se destacando como a instituição estadual de ensino superior pública multicampi do Maranhão.

A UEMA é uma das universidades públicas de maior capilaridade do Maranhão, tendo presença em 31% das cidades maranhenses, atendendo alunos oriundos de 78% dos municípios do estado. A instituição contribui significativamente no desenvolvimento social e econômico da região, possuindo 20 campi e mais 48 polos EAD (educação à distância) e programas especiais, com a finalidade de desenvolver as funções precípuas do ensino, pesquisa, extensão e inovação, atendendo às diretrizes curriculares do Ministério da Educação, Conselho Estadual de Educação, às demandas da sociedade e, em instância maior, ao desenvolvimento do Maranhão.

O compromisso com o impacto social está refletido no atendimento de estudantes das escolas públicas do Maranhão. Em 2023, 79,20% dos 23 mil novos estudantes matriculados na UEMA eram de escolas públicas e em 2024, mais de 4,8 mil dos candidatos aprovados no Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (Paes) provinham de escolas públicas.

Desta forma, a Uema procura levar à sociedade maranhense o conhecimento nos diversos campos do saber, por meio de ensino, da pesquisa, da extensão e da inovação, propiciando a formação de profissionais capacitados para atender às necessidades advindas do mercado de trabalho, bem como, dar respostas adequadas às demandas sociais, políticas, científicas, técnicas e culturais do Estado, de forma inclusiva por meio das políticas como o Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior – PAES, da Assistência Estudantil – PROEXAE e do Núcleo de Acessibilidade – NAU, visando uma formação cidadã.

Atualmente, o desenvolvimento sustentável tão almejado para o mundo atual é pautado e orientado por um documento norteador, denominado: “Transformando nosso mundo – Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável”, documento que representa um plano de ação para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade global, ratificado por 193 estados-membro da ONU, assinado em 25 de setembro de 2015, em New York, na Assembleia Geral das Nações Unidas.

Assim, acrescendo a sua missão superior, e reconhecendo a importância das temáticas apresentadas pela Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável do planeta, com ações locais e impacto global, a UEMA assume o protagonismo na implementação dessa agenda global e dos ODS, criando, em 2021, a Assessoria Especializada na Articulação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ODS – UEMA, no âmbito da institucionalização, com o propósito de articular a adoção da Agenda 2030 e dos 17 ODS na prática do ensino, pesquisa, extensão e gestão da Uema.

O Plano de Ação ODS UEMA, proposto institucionalmente pela Assessoria Especializada na Articulação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ODS – UEMA, é um plano anual que envolve um processo construtivo e dinâmico, no qual se prevê a necessidade de constante reavaliação dos processos, na sua atualização e reformulação até o ano de 2030.

Orientando a atuação desta assessoria, com a visão de alinhamento institucional, temos como objetivos principais do plano de ação para a UEMA: a) desenvolver a cultura institucional de sustentabilidade na UEMA, por meio da aplicação e cumprimento da Agenda 2030 e dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; b) envolver todas as dimensões, setores e atores da UEMA na inclusão da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, nos processos institucionais; c) elaborar propostas de colaboração, cooperação e interligação com a sociedade, na geração de respostas e soluções para problemas, e; d) criar ações estratégicas para a adoção dos ODS na UEMA, para o enfrentamento da condição de pobreza e solucionar os desafios do desenvolvimento sustentável.

A interseccionalidade das temáticas elencadas e o alcance das ações propostas, não são só de caráter intrínseco acadêmico, como também preveem a colaboração ativa da comunidade na resolução dos problemas que afetam toda a sociedade maranhense.

No cenário nacional a Uema conquistou o 1º lugar nas regiões Norte e Nordeste e o 2º lugar, nacionalmente, na segunda edição do Selo ODS Educação, em número de impactos sociais. Este reconhecimento destaca a Uema como uma instituição comprometida com práticas sustentáveis e com a promoção do desenvolvimento social.

Atualmente, a Uema apresenta 100 iniciativas cadastradas no “Mapa Global das Ações dos ODS”. O mapa é uma das iniciativas mais emblemáticas, dentro da Semana Global para os ODS proposta pela ONU, que convida organizações e indivíduos a registrarem suas ações relacionadas aos ODS.

Em seus procedimentos institucionais a Uema apresenta o Memorando de Entendimento com Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento-PNUD e com o Fundo das Nações Unidas para a Infância-UNICEF. Já pautou a elaboração e execução do Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI, dos editais de extensão e pesquisa e das normas de pós-graduação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis, além de integrar movimentos de rede como Rede Brasil ODS, Rede UniSustentável, e Fórum de Universidades de Paz.

É desta forma, colaborativa, participativa e com o intuito de se envolver nas questões mais prementes e com necessidade de soluções mais urgentes que a universidade se coloca a serviço da comunidade.

O lema da Agenda 2030 é “não deixar ninguém para trás”. Essa bandeira virou mote e fonte de inspiração para todas as ações encabeçadas por este setor, e consequentemente, envolve toda a academia no intuito de unirmos esforços rumo à solução das maiores problemáticas da sociedade atual.

Conheça mais sobre nossas ações: www.ods.uema.br; @ods.uema

Por: Ariadne Rocha e Claudia Costa, Assessoria Especializada na Articulação dos ODS – Uema

 



Últimas Postagens