Marandu Summit 2024 impulsiona inovação e empreendedorismo no Maranhão


Por em 5 de novembro de 2024



Na manhã desta segunda-feira (04), a Agência de Inovação e Empreendedorismo da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) deu início ao Marandu Summit 2024, um dos principais eventos de inovação do estado, realizado sob o tema “Horizontes Emergentes: Teias de Ciência, Tecnologia e Inovação com efeito empreendedor”. O evento acontece de forma híbrida, com atividades presenciais no Golden Shopping Calhau, em São Luís, e transmissões online.

O Marandu Summit 2024 promove a interdisciplinaridade e visa conectar a academia à sociedade, fomentando a inovação e o empreendedorismo no Maranhão. Ao longo de dois dias, a programação inclui um espaço dinâmico para troca de ideias, exposição de tecnologias e debates, reunindo pesquisadores, empresários e representantes do setor público em um ambiente de colaboração e desenvolvimento.

Roberto Serra, diretor da Agência de Inovação e Empreendedorismo da Uema, destaca a proposta do evento: “É um evento que conecta o ecossistema de inovação com a sociedade e os setores produtivos. Neste ano, os horizontes emergentes de ciência, tecnologia e inovação se expressam sobre a forma de um empreendedorismo inovador que já está acontecendo. A comunidade acadêmica é nossa convidada”.

Para Walter Canales, reitor da Uema, o Marandu Summit deve se consolidar no calendário da universidade: “O Marandu Summit é um importante evento que queremos que continue fazendo parte do calendário da nossa universidade, reunindo diversas instituições públicas e privadas em torno do empreendedorismo, da inovação e do desenvolvimento do Maranhão. Na edição deste ano, o evento trouxe temas de grande relevância, como a Zona de Processamento de Exportações (ZPE) recentemente aprovada e a Inteligência Artificial, que atravessa todas as áreas de atuação pública e privada, dentro e fora da universidade”.

O primeiro painel do evento abordou a “Cooperação para fortalecimento da ZPE-MA” e contou com a participação de Walter Canales, reitor da Uema, Albertino Leal, do Sebrae, Luis Fernando Renner, da Fiema, e Júnior Marreca, da Seinc, refletindo o interesse por iniciativas que integrem a academia ao setor produtivo.

Com um público presencial estimado em 2.500 participantes e mais de 5.000 espectadores online, o Marandu Summit 2024 oferece sessões de mentoria e matchmaking, facilitando parcerias estratégicas e impulsionando o surgimento de negócios inovadores no estado. A expectativa é que o evento reforce o ecossistema de inovação local, gerando novas oportunidades para pesquisadores e empreendedores e reafirmando o compromisso da Uema com o desenvolvimento tecnológico e econômico do Maranhão.

Por: Ascom/Uema

Fotos: Luís Paulo



Últimas Postagens