Cursos abertos da Uema são destaque em pesquisa de mestrado em São Paulo


Por em 1 de novembro de 2024



A Universidade Estadual do Maranhão se destacou mais uma vez no cenário educacional nacional, sendo uma das instituições analisadas em uma pesquisa de mestrado realizada no Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP). A dissertação, intitulada “Cursos Online Massivos e Abertos: Panorama das Instituições de Ensino Superior Públicas no Brasil”, foi defendida no dia 17 de outubro de 2024, no Programa de Mestrado Profissional em Educação, Campus Engenheiro Coelho – SP, e contou com a orientação do Dr. Francislê Neri de Souza. A mestranda Alinne Magalhães Gomes explorou as principais iniciativas de MOOCs (Massive Open Online Courses) oferecidos por instituições públicas no Brasil. O estudo trouxe à tona dados significativos sobre como essas instituições estão promovendo experiências de aprendizagem ao longo da vida.

A pesquisa utilizou uma abordagem metodológica diversificada, que incluiu revisão integrativa da literatura, análise de corpus latente na internet e estudo de casos. Os resultados revelaram que a maioria dos artigos sobre MOOCs foca na área da saúde e identificou que as instituições têm adotado estratégias voltadas para o pensamento crítico e a superação de desafios sociais.

O panorama obtido mostrou que 45 instituições de ensino superior públicas oferecem MOOCs, totalizando 1.805 experiências de aprendizagem. Entre as instituições que se destacaram, a UEMA foi mencionada, contribuindo com uma expressiva quantidade de cursos. No total, UEMA e outras instituições, como Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) representaram 70,58% dos cursos identificados na pesquisa.

A Profa. Dra. Sannya Rodrigues, Vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação da UEMA, que fez parte da banca examinadora da dissertação, destacou a importância da pesquisa, afirmando que a análise dos cursos oferecidos pode indicar como reformular as ofertas para preencher lacunas existentes nas áreas educacionais. “A UEMA já se insinua como uma instituição relevante quanto a um número expressivo de cursos abertos online, a ponto de ser inserida em uma pesquisa tão relevante”, comentou.

Para a Coordenadora Geral do Núcleo de Tecnologias para Educação – UEMANet (setor que coordena os MOOCs na UEMA), Profa. Dra. Ligia Tchaika, “a qualidade dos cursos da Plataforma EsKada é reconhecida internacionalmente, com mais de um milhão de cadastrados em mais de 100 países. A equipe está preparando uma atualização da plataforma, prometendo novidades e maior diversidade nos cursos oferecidos”.

A pesquisa realizada por Alinne Gomes não apenas ressalta a crescente importância dos MOOCs na educação brasileira, mas também posiciona a UEMA como uma referência significativa nesse contexto.

Por: Paula Lima



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