Confira a programação do segundo dia do III Simpósio Agenda 2030 e os ODS


Por em 25 de novembro de 2024



A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio da Assessoria Especializada na Articulação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS Uema), em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proexae) e o Núcleo de Tecnologias para Educação (Uemanet), deu início nesta sexta-feira (22), ao segundo e último dia do III Simpósio Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). 

Com o tema “Desafios Sociopolíticos para a Inclusão de Grupos Vulnerabilizados”, o evento reuniu pesquisadores, acadêmicos, governo, líderes sindicais, representantes de ONGs e movimentos sociais, para debater questões fundamentais para a construção de uma sociedade com justiça social. 

A primeira mesa da manhã, com o tema ‘A Educação para a Sustentabilidade’, foi moderada pela cirurgiã-dentista Cyrene Piazera e composta por Maria Eliana Lima, representando, na ocasião, a Secretaria de Estado da Educação (SEDUC); pela doutora em Educação Cacilda Cavalcanti; pela advogada Karlen Martins; e pela assistente de projetos do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, Thalita Holanda.

O evento seguiu com a mesa-redonda intitulada “Tecnologia e Acesso à Educação”, moderada pela professora adjunta da Uema, Sannya Rodrigues, e composta pela diretora da Escola de Governo do Maranhão (EGMA), Leuzinete Silva; pela coordenadora do Uemanet, Lígia Tchaicka; e pela representante da Escola Superior do Ministério Público do Maranhão (ESMPMA), Maria de Jesus Heilmann.

O reitor da Uema, Walter Canales, também esteve presente no evento e destacou a importância da temática. “Sabemos o quanto a conscientização sobre os ODS é fundamental e o quanto isso é relevante para o futuro da nossa sociedade. É gratificante perceber o quanto estamos avançando, tanto globalmente quanto em nossa própria comunidade. Esse trabalho de conscientização é de extrema importância e deve ser celebrado, pois é, sim, responsabilidade da universidade agir como um agente transformador e impulsionar essa mudança de cultura. Portanto, quero parabenizar todos os envolvidos por esse trabalho fundamental”, disse.

Por: Karolynne Sodré

Fotos: Rafael Carvalho



Últimas Postagens