Artigo: Uema e o papel fundamental do Paes 2025 para o futuro do Maranhão
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 28 de novembro de 2024
A Universidade Estadual do Maranhão – Uema, pautada em sua missão que é produzir e difundir conhecimento, orientado para cidadania e formação profissional, comprometida com o desenvolvimento sustentável, prima por ser uma instituição socialmente reconhecida pela formação acadêmica, produção de ciência, tecnologia e inovação, comprometida com a sustentabilidade e a internacionalização.
Nesse contexto, a Instituição sempre deu total importância aos seus processos seletivos de acesso à educação superior, desde sua criação, compreendo a relevância do seu papel social, de seu alcance regional, do desenvolvimento de políticas institucionais para o ensino, pesquisa, extensão e inovação, estando presente nas mesorregiões do Estado do Maranhão, por meio de nossos campi e polos.
Ao longo dessa caminhada, aconteceram diferentes formas de avaliação de acesso à educação superior, incluindo provas objetivas de múltipla escolha, provas analítico-discursivas e de produção textual.
O modelo de “vestibular” adotado pela Uema, o reconhecido PAES -Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior, é realizado, normalmente, uma vez por ano, com entrada para os dois semestres letivos.
Neste ano, o “PAES 2025” ocorrerá em uma única etapa, no dia 1 de dezembro de 2024, e será composto de 60 questões objetivas de múltipla escolha, sendo 20 questões na área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, 20 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias e 20 questões de Matemática, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e a prova de Produção Textual.
Estamos ofertando 5.363 (cinco mil, trezentas e sessenta e três) vagas, sendo 4.513 (quatro mil, quinhentas e treze) vagas para a Uema, distribuídas entre os seus 20 campi e 850 (oitocentas e cinquenta) vagas para a UemaSul, distribuídas nos 3 campi.
Nesta edição, inscreveram-se um total de 45.526 (quarenta e cinco mil, quinhentos e vinte e seis) candidatos, sendo 40.221 (quarenta mil e duzentos e vinte e um) inscritos para a UEMA e 5.305 (cinco mil trezentos e cinco) candidatos para UemaSul. Desta forma o egresso do Ensino Médio no Estado do Maranhão e demais interessados têm a oportunidade de concorrer, por meio do PAES, a uma vaga nas duas Instituições Públicas Estaduais de Ensino Superior do Maranhão com ensino gratuito e de qualidade.
Uma novidade do atual certamente é que, pela primeira vez, estão sendo oferecidos vagas para os cursos de Direito, Tecnologia em Agropecuária, Enfermagem, Administração, Ciências Contábeis e Pedagogia, nos campi de Barra do Corda, Grajaú, Itapecuru Mirim, Lago da Pedra, Pinheiro, Presidente Dutra, São Bento, Timon e Estreito.
Aos candidatos e candidatas, recomendamos que visualizem e imprimam a sua confirmação de inscrição disponível na plataforma a partir do dia 25/11/2024, assim como, visitem o local antecipadamente e compareçam com 30 minutos de antecedência ao local de prova, portando documento de identificação (documento oficial com foto) e caneta esferográfica azul ou preta de tubo transparente.
O PAES da Uema é uma oportunidade crucial para os estudantes maranhenses que almejam ingressar no ensino superior e transformar suas vidas. A oportunidade de conquistar uma vaga em uma universidade pública é um passo fundamental para que centenas de estudantes realizem seus sonhos e contribuam com o progresso do Maranhão, promovendo igualdade de oportunidades e incentivando o crescimento de profissionais qualificados na região.
Dessa forma, o nosso Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior assume um papel social e transformador, especialmente para aqueles que veem na educação superior a possibilidade de conquistar um futuro melhor. O PAES vai além de uma prova; ele representa esperança, superação e a construção de um futuro promissor para o Maranhão e seus estudantes.
Desejamos a todos os candidatos e candidatas êxito nessa caminhada!!
Por:Profa. Dra. Cristiane Pestana – Superintendente de Concursos e Seletivos da Uema