Alunos mostram força da Uema no Enade 2024
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 28 de novembro de 2024
No dia 24 de novembro de 2024, alunos dos cursos de licenciatura da Universidade Estadual do Maranhão (Uem) participarão do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE – 2024). O ENADE é uma avaliação de âmbito nacional conduzida pelo Ministério da Educação (MEC) por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e tem por objetivo verificar a qualidade da formação dos alunos concluintes.
Neste ano, o INEP acertadamente instituiu o exame exclusivamente para os cursos de licenciatura, dando destaque às carreiras que formam professores, além de ter estabelecido que a avaliação para esses cursos passa a ser anual e não mais em ciclos trienais, como acontecia anteriormente.
Ao que parece, o MEC/INEP está empenhado em identificar as deficiências e fragilidades na formação dos professores, com vistas à melhoria da qualidade da educação básica brasileira, o que poderá gerar impactos a longo prazo na elevação da qualidade de todas as formações profissionais, uma vez que a educação feita por bons professores deve elevar os indicadores educacionais nacionalmente.
No âmbito local, a Uema, que tem capilaridade por todo o estado do Maranhão, com 20 campus e presença em 58 municípios maranhenses com cursos à distância através da Uemanet, destaca-se pela quantidade de cursos que serão avaliados, ao total de 52, nas mais diversas carreiras docentes, bem como pela quantidade de alunos concluintes, que somam mais de 1.800 alunos.
O desafio de manter a qualidade dos cursos da Uema é proporcional ao seu tamanho; porém, a gestão, professores, técnicos administrativos e alunos estão empenhados em elevar os conceitos educacionais do Maranhão. A Universidade tem realizado várias ações com o objetivo de melhorar a formação de seus alunos. Dentre elas, podemos destacar: investimentos na infraestrutura, na qualificação dos professores, bem como na expansão do seu corpo docente.
Além disto, a assessoria de avaliação institucional (AAI) da Uema tem realizado vários diálogos com a comunidade acadêmica com o intuito de conscientizar sobre a importância do ENADE que vai muito além de avaliar a Universidade, isso porque o MEC anunciou que umas das propostas da atual gestão é utilizar o ENADE na seleção de professores no próximo concurso nacional unificado, aumentando ainda mais a importância do certame para os alunos e futuros professores.
Como resultado desses investimentos e ações, nos últimos 6 anos, a Universidade elevou seu Índice Geral dos Cursos (IGC) em aproximadamente 18%. Esse índice avalia a qualidade das instituições de ensino superior brasileiras em uma escala de 1 a 5. Em 2024, com o aumento acumulado, a Uema tem chances reais de avançar para a faixa de IGC 4, o que colocará entre as melhores universidades do Brasil.
Essa possibilidade iminente demonstra para a sociedade maranhense a importância da Uema na formação dos jovens e na constante melhoria da educação estadual, com impactos diretos na qualidade de vida da população. O fortalecimento dos cursos de graduação dessa Instituição contribui para a formação de professores mais qualificados, o que se reflete nos avanços da educação básica pública do estado. Esses avanços são comprovados pelos resultados do IDEB de 2024, que registram melhorias significativas na qualidade do ensino fundamental. Desta forma, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, a Uema continua transformando a vida de muitos maranhenses e cumprindo seu papel de ser a Universidade de todos os maranhenses!
Por: Prof. Dr. Paulo Roberto Campos Flexa Ribeiro Filho