Alunos de Matemática do Programa Ensinar realizam exposição sobre educação inclusiva


Por em 22 de novembro de 2024



Alunos do curso de Matemática do Polo Barreirinhas do Programa Ensinar da Universidade Estadual do Maranhão realizaram uma exposição com o tema Desafios e perspectivas da educação inclusiva no contexto escolar. O momento, que contou com a orientação da Profa. Ivanete Cavalcante Coimbra, fez parte da disciplina Fundamentos da Educação Especial e Inclusiva e teve como objetivo promover a reflexão sobre a importância da inclusão no ambiente escolar, abordando questões que envolvem as diversas necessidades educacionais dos alunos.

A exposição foi uma oportunidade para os futuros professores de Matemática desenvolverem competências essenciais para atuar em uma educação inclusiva. De acordo com a professora Ivanete, a atividade teve grande impacto sobre os estudantes, ajudando-os a compreender a importância de desmistificar preconceitos e estereótipos em relação às deficiências e condições específicas. “Este tipo de exposição é de fundamental importância para a formação dos futuros educadores, pois promove a conscientização sobre as necessidades e os direitos dos alunos com deficiências, além de fomentar a criação de um ambiente mais inclusivo e acolhedor”, disse ela.

O evento proporcionou uma reflexão sobre como os professores podem atender às necessidades diversificadas dos alunos, promovendo a igualdade e a inclusão em todos os aspectos da escola. A exposição também enfatizou a importância de planejar estratégias pedagógicas adaptativas, de forma a garantir uma educação acessível e de qualidade para todos.

A aluna Maria Vitória compartilhou sua experiência. “Foi uma experiência enriquecedora, que mostrou as principais dificuldades enfrentadas pelos professores no processo de inclusão. Criar recursos para receber esses alunos e garantir que tenham acesso ao ensino igualitário foi o aspecto mais gratificante da exposição”, frisou.

O acadêmico Francisco Vale destacou o impacto positivo do evento. “Realizar uma exposição voltada para a educação inclusiva foi uma experiência enriquecedora. Ver a reação positiva do público e perceber que a Matemática pode ser uma ferramenta poderosa de inclusão e expressão foi gratificante. A exposição não só celebrou o potencial dos matemáticos, mas também destacou a importância de promover a igualdade e a valorização das diferentes formas de aprendizagem”, comentou.

Os alunos foram divididos em 10 equipes, e cada uma ficou responsável por abordar um tema relacionado à educação inclusiva, que foram: Deficiência visual (Cegueira, baixa visão); Deficiência auditiva (Surdez, deficiência auditiva); Deficiência física (Paralisia, mobilidade reduzida); Distúrbios de aprendizagem (Discalculia); Transtorno de personalidade; Transtorno de humor (Flutuações de humor); Transtorno de oposição (Comportamento desafiador); Síndrome de Tourette; Síndrome de Down; e Síndrome de Rett.

Cada grupo foi responsável pela criação da identidade visual e pela confecção dos recursos didáticos, que foram elaborados de forma artesanal pelos próprios alunos.

Por: Paula Lima



Últimas Postagens