Alunos de Letras do Programa Ensinar realizam atividade de imersão literária


Por em 26 de novembro de 2024



Nos dias 16 e 17 de novembro, o Polo Santa Luzia recebeu uma atividade acadêmica de imersão literária que envolveu os alunos do curso de Letras, sob a orientação do Prof. Me. Jaciel Ribeiro Rodrigues. O objetivo da ação foi proporcionar aos estudantes uma experiência rica de aprendizado sobre a produção literária de autores clássicos da literatura universal e contemporânea.

No sábado teve podcasts sobre as obras “Olhos d’Água”, de Conceição Evaristo, e “Édipo Rei”, de Sófocles. Em seguida, os alunos participaram de uma roda de leitura da obra “Antígona”, também de Sófocles. O domingo foi marcado por apresentações ainda mais dinâmicas, incluindo uma dramatização da obra “Ilíada”, de Homero, uma apresentação no formato de TV sobre a “Odisseia”, também de Homero, e uma exposição da obra “O Auto da Compadecida”, de Ariano Suassuna.

De acordo com o professor Jaciel, a atividade teve um papel fundamental no aprofundamento do conhecimento dos alunos sobre a literatura clássica e brasileira. “A atividade proporcionou aos alunos o conhecimento das obras que fazem parte da literatura universal, além de obras que têm grande importância no contexto literário brasileiro. O entusiasmo, a dedicação e a satisfação dos alunos nas apresentações demonstraram o impacto positivo desse tipo de ação”, comentou o professor.

Para os alunos, a experiência foi marcante. Geisiane Meireles Chaves da Silva compartilhou sua experiência. “A forma de apresentação de cada grupo foi bastante relevante para a aprendizagem dos conteúdos abordados. O professor dividiu a turma em grupos, e cada um ficou responsável por um tema que deveria ser explorado de forma criativa. No começo, estávamos apreensivos, mas com o estudo das obras conseguimos realizar um excelente trabalho, que foi reconhecido pelo professor. Foi um momento de grande alegria, emoção, aprendizado e crescimento para todos nós”, destacou ela.

Francismar Monteiro destacou a importância do trabalho em grupo para o entendimento das obras. “A atividade em grupo nos fez conhecer de forma mais especial e minuciosa as obras. Quando lemos e discutimos uma obra em conjunto, conseguimos compreender melhor sua relevância e a importância que a literatura tem para a nossa formação”, frisou.

A atividade, que uniu teoria e prática, foi um grande sucesso, refletindo o empenho e a dedicação dos alunos do curso de Letras, que demonstraram entusiasmo e carinho ao se aprofundar nas obras e compartilhar seus conhecimentos com os colegas. A experiência serviu não apenas para enriquecer o aprendizado acadêmico, mas também para fomentar uma nova compreensão da literatura e seu impacto na formação humana e intelectual.

Na ocasião, os alunos de Química foram prestigiar o momento.

Por: Paula Lima



Últimas Postagens