Alunos de Ciências Biológicas do Campus São Bento do Programa Ensinar realizam Mostra de Fisiologia e Anatomia Animal Comparativa


Por em 29 de novembro de 2024



Alunos do curso de Ciências Biológicas do Campus/Polo São Bento do Programa Ensinar de Formação de Professores da Universidade Estadual do Maranhão realizaram a Mostra de Fisiologia e Anatomia Animal Comparativa sob a supervisão da Profa. Dra. Lígia Almeida.

O objetivo foi proporcionar aos alunos uma experiência prática que complementasse o aprendizado teórico adquirido em sala de aula. A atividade visou aprofundar o conhecimento sobre a anatomia e fisiologia dos sistemas biológicos, permitindo que os estudantes compreendessem a complexidade e a interconexão entre diferentes sistemas dos organismos. Além disso, a mostra buscou desenvolver habilidades pedagógicas nos alunos, preparando-os para futuras atividades como educadores.

Os discentes foram integralmente envolvidos na organização e execução do evento. Eles foram responsáveis pela coleta, preparação e apresentação dos materiais, que incluíam uma Coleção Osteológica, Modelos Didáticos, representando o sistema nervoso, reprodutor e excretor. Na mostra ainda tinha os seguintes materiais: um coração (Suíno), Estruturas do sistema respiratório e digestório – Língua, Faringe, Laringe, Traqueia e Pulmões (Suíno) e Estruturas da visão – Olhos (Bovino e Suíno).

Os materiais utilizados foram obtidos através de doações de animais abatidos no Abatedouro Municipal e coletados em ambientes naturais, o que também promoveu uma reflexão sobre a ética na utilização desses recursos biológicos.

Para a professora Lígia, “a mostra foi uma oportunidade de aprofundar o conhecimento nos temas através das técnicas anatômicas, estimular a criatividade e despertar o potencial dos estudantes para a construção de distintas metodologias de ensino além de apresentar às pessoas o fascinante mundo da anatomia e fisiologia animal comparativa”.

De acordo com a aluna Ana Luiza, participar da coleta de ossos para montar a coleção osteológica da disciplina de Fisiologia e Anatomia Comparada foi uma experiência única e enriquecedora. “Foi uma atividade que combinou ciência, paciência e respeito. Imagine para um estudante de Biologia, fascinado por entender as estruturas internas dos seres vivos. Essa experiência foi rica em aprendizado, onde pudemos aprender não só Anatomia Comparada, mas também desenvolver sensibilidade ética ao lidar com restos de seres vivos. Foi uma prática que exigiu respeito à vida, curiosidade científica e, muitas vezes, um estômago forte para as etapas mais desafiadoras. Também permitiu ampliar nosso conhecimento técnico e nos ensinou a valorizar o trabalho meticuloso por trás das coleções científicas, que são fundamentais para a pesquisa e educação. Sinto-me orgulhosa de tudo que a turma construiu junto com a professora Lígia”, destacou ela.

Os materiais produzidos integrarão o acervo do laboratório de biologia do Campus São Bento.

Na finalização da disciplina, ainda houve a criação de uma cápsula do tempo. Cada aluno escreveu uma carta para seu eu do futuro, expressando expectativas e reflexões. A cápsula será aberta próximo da colação de grau, como forma de marcar o crescimento e as mudanças que ocorrerão ao longo dos anos.

Por: Paula Lima



Últimas Postagens