Aluno do curso de Física da Uema recebe menção honrosa em evento de física
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 21 de novembro de 2024
Pedro Lucas Costa Andrade, aluno do curso de Física, na modalidade EaD, da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), que é ofertado via Núcleo de Tecnologias para Educação (Uemanet) – polo Viana, recebeu menção honrosa na III Escola de Jovens Talentos, realizada pelo Instituto Internacional de Física (IIF) entre os dias 2 e 20 de setembro.
O evento, com o tema “Novas Fronteiras da Física”, teve como objetivo identificar e desenvolver jovens com potencial para seguir carreira na física, apresentando temas de pesquisa contemporâneos com ênfase nas áreas de estudo do IIF.
A menção honrosa foi concedida ao discente pela sua contribuição durante as aulas e que apresentaram soluções precisas e inovadoras para as atividades propostas. A Escola de Jovens Talentos é um programa que visa o treinamento e descoberta de estudantes com potencial científico, promovendo um ambiente de aprendizado intenso e colaborativo.
“Para mim, participar deste evento foi uma grande honra. Estar ao lado de alunos de todo o Brasil, de diversas universidades e instituições, deu espaço à reflexão sobre o quanto sou grato por fazer parte de um programa de graduação que realmente valoriza a física e a leva a sério. Agradeço imensamente ao meu orientador, professor Márcio Tavares, pelo constante incentivo e pelo tempo dedicado ao meu desenvolvimento acadêmico e à preparação para uma futura carreira. Sou também grato ao polo Viana, na pessoa da professora Leila Cidreira, pelo suporte oferecido, assim como à minha professora tutora, Tássia Mendes de Sousa, pelo apoio e orientação”, afirmou o discente Pedro Andrade.
O discente, orientado pelo professor Márcio Tavares, desenvolve atualmente um projeto de pesquisa vinculado ao Grupo de Magnetismo e Física Computacional da Uema (GMFC), intitulado “Espectro das Ondas de Spin em Redes Ferromagnéticas Bidimensionais Quase-Honeycomb”. A pesquisa tem como objetivo investigar como uma estrutura geométrica baseada na rede honeycomb influencia o comportamento dos magnons, partículas responsáveis pelas excitações magnéticas.
Segundo o professor e coordenador do GMFC, Márcio Tavares, a comunidade científica atualmente tem se interessado no desenvolvimento de dispositivos eletrônicos e magnetrônicos mais eficientes. Este último é o escopo da Spintrônica, que avalia como os dados são transportados e armazenados, especialmente em novas áreas como a computação quântica e topológica, que envolvem o estudo das excitações magnéticas.
O docente ressalta a importância da pesquisa para a Uema e para a comunidade científica. “A importância para Uema está principalmente na democratização ao ensino e pesquisa que o curso de física licenciatura que o Uemanet tem promovido. O projeto oferece contribuições para publicações em revistas internacionais sobre computação quântica, beneficiando a comunidade acadêmica maranhense e promovendo o curso de Física da Uema, tanto presencial quanto EaD”, disse Tavares.
Por: Karolynne Sodré