Acadêmicos do PET Saúde Equidade do Campus Caxias participam de ação  voltada para o Novembro Azul


Por em 29 de novembro de 2024



 

Acadêmicos do PET Saúde Equidade, do Campus Caxias da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), participam de ação promovida pela Secretaria Municipal de Saúde voltada para o Novembro Azul.

Na manhã de quarta-feira, 27 de novembro, os acadêmicos dos Cursos de Enfermagem, Medicina e Ciências Sociais do Campus Caxias, juntamente com a Diretora do Curso de Enfermagem, Profª Rosângela Nunes Almeida (que coordena o Grupo de Aprendizagem Tutorial do PET Saúde), estiveram na Secretaria Municipal de Saúde da cidade participando de uma atividade voltada para a conscientização sobre o Novembro Azul.

A professora Rosângela falou: “Foi uma honra estar aqui hoje, representando o PET Saúde Equidade (Programa de Educação pelo Trabalho), um projeto da UEMA Campus Caxias em parceria com o Ministério da Saúde, em um evento tão significativo como este. É um momento especial para nos unirmos e refletirmos sobre o que estamos oferecendo ao próximo, seja no cuidado com a saúde física, mental ou social. O PET Saúde Equidade tem como missão fortalecer a formação de futuros profissionais de saúde com um olhar voltado para a justiça social, o acolhimento e a integralidade do cuidado. Ao nos envolvermos em eventos como esse, reafirmamos nosso compromisso de promover ações de educação em saúde e sensibilização, especialmente para temas tão importantes como o cuidado com a saúde do homem”, explicou.

Ainda segundo a professora Rosângela, quando se pensa em Novembro Azul, além de fortalecer a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata, é fundamental a ampliação do debate para outros aspectos da saúde do homem, como a saúde mental. Isso faz lembrar a relevância do cuidado com os trabalhadores e trabalhadoras do SUS (Sistema Único de Saúde), que enfrentam desafios diários em ambientes exigentes, muitas vezes negligenciando sua própria saúde emocional.

“Ademais, a saúde mental é um pilar essencial para uma vida saudável e produtiva, e precisamos criar espaços de cuidado para quem cuida. Nesse contexto, uma prática que merece destaque é a musicoterapia, uma ferramenta poderosa para promover relaxamento, aliviar o estresse e melhorar o bem-estar emocional. A música tem o poder de conectar, sorrir e transformar, sendo um recurso valioso tanto para os profissionais de saúde quanto para os usuários do SUS. Por isso, trouxemos essa terapia como forma de aliviar as dores e otimizar o desempenho dos trabalhadores e trabalhadoras do SUS no seu dia a dia”, complementou.

Ytaciano Bezerra, Coordenador da Política de Saúde do Homem em Caxias, se pronunciou: “Estamos ofertando um café da manhã para os homens da Secretaria de Saúde e colaboradores. Existe a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, e estamos vivenciando o Novembro Azul, alusivo à saúde do homem, especificamente voltado para o protagonismo do trabalho, do serviço. E também lançamos mão de educação em saúde para que estes homens possam se prevenir, viver mais (pois vivemos 7 anos a menos que as mulheres). A Política Nacional não contempla apenas o câncer de próstata – ele é o “start”, o início. Ela aborda também o câncer de pênis, o de testículo, o tabagismo, as doenças mentais, o uso de álcool e outras drogas, a violência no trabalho, violência contra a mulher. Precisamos informar a população masculina a respeito de todos esses agravos que podem acometer a saúde do homem”, detalhou.

Ele continuou: “Desse modo, precisamos ter uma expectativa de vida alta, fazer com que o homem viva mais e procure a aderência aos serviços de saúde”, finalizou.

Por: Emanuel Pereira/Campus Caxias



Últimas Postagens