Uema reconhecida entre melhores universidades do Nordeste no Ranking do THE 2025

Por em 14 de outubro de 2024

O World University Ranking 2025 (WUR) organizado pela consultoria britânica Times Higher Education World – THE é um dos mais prestigiados rankings do ensino superior mundial e, na sua 21ª edição em 2025, avaliou 2.092 universidades públicas e privadas de 115 países tendo o seu resultado divulgado no dia 9 de outubro deste ano.

Panorama global do ranking

No ranking mundial, as universidades dos Reino Unido e dos Estados Unidos constam como as melhores, sendo a Oxford a primeira colocada no nono ano consecutivo.

Em comparação com a América do Sul, as universidades brasileiras tiveram melhor performance, sendo encabeçara pela Universidade de São Paulo – USP posicionada na 199ª colocação.

No nível mundial, a Universidade Estadual do Maranhão – Uema, alcança posição histórica ao ser reconhecida no grupo das 1.501+ melhores universidades do mundo na mesma posição de instituições brasileira como a Universidade Federal de Juiz de Fora (MG), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e estrangeiras como Universidade de Santiago (Chile) e Universidad Autónoma del Estado de Mexico (UAEMex), como exemplos.

Posicionamento da Uema no cenário nacional e regional

No âmbito brasileiro, o THE 2025 nominou 9 instituições e classificou 61 instituições, sendo 15 do Nordeste, incluindo a Uema.

Compreensão das classificações

Ranking completo do THE 2025: https://www.Timesshighereducation.com/world-university-rankings/latest/world-ranking.

Painel de desempenho das universidades brasileiras desenvolvido pela Uema: https://dados.uema.br/the2025/.

Critérios de avaliação

Para a composição do ranking, foram utilizadas cinco métricas: Ensino, Ambiente de Pesquisa, Qualidade em Pesquisa, Indústria e Panorama Internacional. A Uema ficou em destaque na métrica de Ensino, com 12.5.

Melhoria na colocação da Uema no Ranking THE 2025

A Uema melhorou a sua posição em relação às edições anteriores do THE onde, a Universidade era apenas nominada na categoria “Report” durante as edições de 2022 a 2024, entrando oficialmente no Ranking na edição de 2025.

Impacto do resultado da Uema

Com este resultado, a Uema é reconhecida como uma das melhores universidades do Nordeste e é coloca no mapa mundial das universidades repercutindo a sua reputação no cenário brasileiro e internacional.