Uema recebe visita do Secretário de Agricultura para discutir parcerias no desenvolvimento da fruticultura no Maranhão

Por em 18 de outubro de 2024

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) recebeu, na manhã desta sexta-feira (18), a visita do Secretário de Estado de Agricultura e Pecuária (SAGRIMA), Flávio Viana, acompanhado de sua equipe técnica, para uma reunião com o vice-reitor da universidade, Prof. Dr. Paulo Catunda. O encontro teve como foco a discussão de possíveis parcerias entre as duas instituições, com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento da fruticultura no estado.

Durante a reunião, foram abordadas duas principais pautas. A primeira tratou da implantação de viveiros de produção de mudas de fruteiras com potencial comercial no Maranhão. A SAGRIMA planeja criar cinco grandes viveiros no estado, e um deles poderá ser instalado na Uema, ainda em fase inicial de tratativas.

A segunda pauta discutiu a possibilidade de firmar um acordo de cooperação para a realização de um zoneamento voltado à fruticultura maranhense. O projeto incluiria três linhas de ação principais: o controle de doenças, a consolidação dos arranjos produtivos da fruticultura e o planejamento das ações necessárias para o desenvolvimento do setor ao longo da próxima década.

O vice-reitor, Prof. Dr. Paulo Catunda, destacou a expertise da Uema na realização de zoneamentos, mencionando o trabalho realizado pela universidade no zoneamento ecológico e econômico do estado entre 2017 e 2022, em parceria com o IMESC. “Nós conseguimos produzir uma série de insumos que podem ser utilizados para zoneamentos futuros, como o da fruticultura, o que nos coloca em vantagem no planejamento desses projetos”, afirmou o vice-reitor.

“A Uema já tem demonstrado sua capacidade técnica e científica em projetos de grande relevância para o estado, que poderá ser uma parceira essencial nesse processo, não só por sua estrutura, mas também pela qualidade da pesquisa que desenvolve. Além disso, o acordo de cooperação voltado ao zoneamento da fruticultura vai nos permitir traçar diretrizes claras para o controle de doenças, fortalecimento dos arranjos produtivos e o planejamento estratégico para os próximos dez anos”, enfatiza o secretário.

A parceria entre a Uema e a SAGRIMA promete contribuir significativamente para o fortalecimento da fruticultura no Maranhão, com foco no desenvolvimento sustentável e na ampliação das oportunidades econômicas para o setor no estado.

Por: Gabrielle Siebra

Fotos: Rafael Carvalho