Uema realiza projeto de extensão “Café Pedagógico” no Campus Barra do Corda

Por em 9 de outubro de 2024

Ontem, 08 de outubro de 2024, o Campus Barra do Corda da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) sediou a execução do projeto de extensão “Café Pedagógico”, idealizado pelo professor Afrânio Leite, docente dos cursos de Pedagogia e Letras. O evento reuniu estudantes e profissionais da educação para discutir experiências e narrativas do campo educacional, proporcionando uma rica troca de saberes entre academia e prática profissional.

O Café Pedagógico tem como proposta fundamental aproximar as vivências de professores, coordenadores, gestores e pesquisadores da realidade acadêmica, abordando temas que fizeram e fazem parte das trajetórias profissionais desses educadores. A iniciativa tem como foco a articulação conceitual e interdisciplinar dos componentes curriculares do curso de Pedagogia, permitindo que os estudantes compreendam a relação entre os conceitos estudados e as experiências cotidianas dos profissionais da educação.

Durante o evento, os participantes discutiram como os desafios e as soluções encontradas no cotidiano escolar se conectam aos fundamentos teóricos ensinados nas disciplinas. A proposta visa criar um ambiente dialógico e dialético, no qual a prática e a teoria se complementam, enriquecendo a formação dos futuros profissionais.

O Diretor do Campus, Professor Márlisson Barroso, esteve presente e reforçou a importância de iniciativas como o Café Pedagógico para fortalecer a relação entre a universidade e outras instituições. Ele destacou a relevância das parcerias estratégicas para o crescimento do campus e a melhoria da qualidade de ensino, afirmando que “a universidade pertence a todas e todos os maranhenses” e que a colaboração entre diferentes atores sociais é essencial para o desenvolvimento educacional do estado.

O Café Pedagógico, além de ser um espaço de troca e aprendizado, também se consolida como uma ferramenta valiosa para aproximar os estudantes da realidade profissional, preparando-os para os desafios do cotidiano escolar e da carreira docente.

Por: Karla Almeida