Uema reabre Processos Seletivos para contratação de Professores Substitutos Especializados em Braille e Libras em Santa Inês

Por em 17 de outubro de 2024

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) lançou dois editais para o Processo Seletivo Simplificado, voltado para a contratação de Profissionais Técnicos Especializados (Professores Substitutos) para o Núcleo de Acessibilidade do Campus de Santa Inês.

“A Uema tem como compromisso contínuo a promoção da acessibilidade e inclusão em todos os seus campi. Essas contratações reforçam nossa política de garantir que todos os alunos tenham condições adequadas para o aprendizado, assegurando uma educação de qualidade e acessível para todos,” destaca Samuel Araújo, Chefe da Divisão de Processos Seletivos para Contratação de Professor Substituto.

Os editais abertos são o Edital N.º 104/2024-GR/UEMA, para contratação de um profissional especializado em Sistema Braille, e o Edital N.º 106/2024-GR/UEMA, que prevê a contratação de um Intérprete de Libras. Ambos os processos possuem inscrições abertas entre 15 e 23 de outubro de 2024, exclusivamente por meio de formulário on-line.

Os novos editais reforçam a importância dos profissionais especializados para o Núcleo de Acessibilidade da Uema. Marcela Proença, colaboradora do Núcleo e pessoa com deficiência visual, ressaltou que “o profissional brailista atua como um recurso humano essencial para garantir a autonomia do aluno com deficiência visual, contribuindo tanto na transcrição de materiais para o sistema braille quanto na mobilidade dentro do campus.” Ela destacou ainda a necessidade de o profissional brailista possuir conhecimentos em orientação, mobilidade e audiodescrição, para melhor atender às necessidades dos alunos.

O Prof. Brandon, do Núcleo de Acessibilidade da Uema, também enfatizou o papel crucial do tradutor e intérprete de Libras, afirmando que “esse profissional garante o acesso efetivo ao conhecimento para os estudantes surdos, promovendo a inclusão nas aulas e em diversas atividades acadêmicas.” Segundo ele, a presença do intérprete de Libras facilita a comunicação entre professores e alunos, criando um ambiente mais igualitário e respeitoso, valorizando as diferentes formas de comunicação.

Os cargos para Professores Substitutos terão contrato de 1 ano. Em ambos os cargos, o candidato deve ter graduação em qualquer curso superior, com especialização na área de braille e de libras.

O Processo Seletivo Simplificado dos editais contará com etapas como prova didática, análise de títulos e divulgação dos resultados, conforme os prazos estipulados nos respectivos editais. A remuneração será ajustada de acordo com a carga horária, titulação e carreira do magistério, podendo variar entre R$ 2.447,55 e R$ 6.718,85.

Os interessados devem acessar o formulário de inscrição no endereço: https://concursoseseletivos.uema.br. Para conferir todos os detalhes dos editais, acesse: https://www.uema.br/2024/10/edital-n-o-104-2024-gr-uema/ para a vaga de Braille e https://www.uema.br/2024/10/edital-n-o-106-2024-gr-uema/ para a vaga de Libras.

Fonte: Sucons/Uema