Uema participa da elaboração do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana de São Luís
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 22 de outubro de 2024
A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) deu um importante passo em direção ao desenvolvimento da Grande São Luís ao formalizar, na tarde desta segunda-feira (21), sua participação na elaboração do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI) da Região Metropolitana. O projeto, que envolve 13 municípios, será desenvolvido em parceria com a Agência Executiva Metropolitana (Agem) e a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (FAPEAD).
O reitor da Uema, Prof. Dr. Walter Canales, e o vice-reitor, Prof. Dr. Paulo Catunda, receberam no campus universitário o presidente da Agem, Leônidas Araújo, e o gerente administrativo da FAPEAD, Deivison Ramos, que representou o presidente da fundação, José de Ribamar Lisboa Moura. O encontro formalizou o início da elaboração do plano, que será realizado por uma equipe interdisciplinar formada por pesquisadores, professores e alunos da Uema.
O PDDI busca integrar políticas públicas para a gestão territorial, ambiental, socioeconômica e de mobilidade urbana dos municípios da Região Metropolitana de São Luís, que inclui as cidades da Ilha (São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa), além de Alcântara, Santa Rita, Rosário, Bacabeira, Axixá, Morros, Icatu, Cachoeira Grande e Presidente Juscelino. O plano terá uma validade de 10 anos e visa atrair investimentos, atender às demandas sociais e promover a gestão ambiental.
“A participação da Uema neste projeto é uma grande oportunidade de contribuição ativa para a sociedade, onde nossos alunos e professores poderão colocar em prática suas pesquisas e fomentar novas ideias”, destacou o reitor Walter Canales. Segundo ele, áreas como Geografia, Arquitetura, Biologia e Zootecnia terão um papel central na execução do plano.
O vice-reitor Paulo Catunda também enfatizou a relevância dos alunos no projeto, ressaltando que muitos já desenvolvem pesquisas relacionadas à Região Metropolitana, o que deve agilizar o processo. “Esses projetos em andamento permitirão que o plano seja executado em até oito meses, com metodologias adequadas e integração entre as pesquisas acadêmicas e as necessidades do plano”, afirmou.
O PDDI, sob coordenação da Agem e FAPEAD, representa um esforço conjunto entre as instituições para garantir o desenvolvimento sustentável e integrado da Região Metropolitana de São Luís, com a Uema desempenhando um papel central na elaboração e implementação das estratégias.
Por: Gabrielle Siebra
Fotos: Rafael Carvalho