Uema participa da 79ª Semana Oficial da Engenharia e Agronomia em Salvador

Por em 15 de outubro de 2024

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) marcou presença na 79ª Semana Oficial da Engenharia e Agronomia (SOEA), realizada de 8 a 11 de outubro de 2024, no Centro de Convenções de Salvador. O evento, promovido pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA), reuniu engenheiros, agrônomos e acadêmicos de todo o Brasil para debater temas relevantes para o setor.

Estiveram representando a Uema, o professor do curso de Engenharia Civil, João Aureliano e o reitor da instituição, Walter Canales. No dia 9 de outubro, o professor João Aureliano participou do painel “O perfil do novo engenheiro: atração dos jovens para as engenharias”, que aconteceu no auditório Costa do Descobrimento. A palestra abordou a necessidade de uma nova visão sobre a formação dos profissionais de engenharia, adaptando-a às demandas do mercado atual.

Esta palestra foi idealizada em fevereiro de 2024, durante o Encontro dos Líderes em Brasília, promovido pelo Sistema CREA/CONFEA/MÚTUA. Na ocasião, o professor João Aureliano, junto com a engenheira civil Franciele Burato, da Associação Sul Catarinense de Engenheiros e Arquitetos (ASCEA), e o engenheiro químico Luiz Fernando Lima Luz Filho, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), começaram a desenvolver o projeto.
Desde 29 de fevereiro, o grupo vinha realizando reuniões semanais, às quartas-feiras, de forma remota, para estruturar a palestra em três pilares centrais:

– Diagnóstico do cenário atual
– Sugestões de melhorias
– Soluções aplicáveis

A iniciativa ganhou reforço com a participação do engenheiro civil Ilso José Oliveira, da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (COBIC), que trouxe sua vasta experiência junto ao SESI/SENAI.

Durante o painel na SOEA, o professor João Aureliano destacou a importância de adequar a formação dos engenheiros às demandas contemporâneas do mercado de trabalho. “Nossa palestra surgiu no Encontro de Líderes, em Brasília, em fevereiro deste ano. Tivemos a reunião das entidades precursoras, que, no Brasil, somam 44, entre elas a Uema, a Universidade Federal do Paraná e a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Santa Catarina”, explicou Aureliano.

“O principal objetivo do grupo é discutir como modernizar a formação de engenheiros, com propostas que busquem alinhar o currículo acadêmico às necessidades reais das indústrias. Entre as propostas defendidas no painel está o aumento da carga horária mínima de estágio para 300 horas, visando proporcionar uma experiência prática mais robusta aos estudantes.”

A colaboração entre universidades e o mercado de trabalho foi outro ponto central da apresentação do prof. João Aureliano. Ele defendeu a criação de programas de apoio aos recém-formados, como o “acelerador de talentos”, que busca facilitar a transição entre a academia e o mercado por meio de mentorias e oportunidades de emprego. “Acreditamos que os recém-formados, até três anos após a conclusão do curso, devem ter mais oportunidades em empresas públicas e privadas. Esse tipo de iniciativa já tem mostrado resultados positivos em algumas universidades”, afirmou.

A participação da Uema no evento reforça seu compromisso com a inovação na formação de engenheiros e a promoção de debates essenciais para o desenvolvimento do setor no Brasil.

Por: Caio Marcos