Uema e SEDHIPOP discutem parceria para capacitação de conselheiros tutelares no Maranhão


Por em 3 de outubro de 2024



Na tarde desta quinta-feira (03), a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) realizou uma reunião com a Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (SEDHIPOP) para discutir a implementação de um Curso de Formação e Capacitação voltado para conselheiros tutelares e conselheiros de direitos do estado. O encontro, que ocorreu nas dependências da Uema, contou com a presença do reitor Walter Canales; da Coordenadora do Núcleo de Tecnologias para Educação – Uemanet, Lígia Tchaicka; do Pró-Reitor de Planejamento e Administração, Thiago Cardoso e do Chefe de Gabinete da Reitoria, José Sampaio. Representando a SEDHIPOP, esteve presente o secretário adjunto dos Direitos da Criança e Adolescente, Armando Nobre.

Durante a reunião, foi debatida a proposta de iniciar o curso no primeiro trimestre de 2025, com a meta de capacitar cerca de mil conselheiros tutelares e conselheiros de direitos. A formação será realizada em microregiões, facilitando o acesso dos profissionais às capacitações. Segundo o plano apresentado, a SEDHIPOP está organizando o estado em 20 microregiões, permitindo que o curso atenda um amplo espectro de municípios maranhenses.

O secretário Armando Nobre enfatizou a importância da formação continuada, destacando que esta será a primeira de três etapas do programa. O segundo módulo está previsto para 2026 e o terceiro para 2027, reafirmando o compromisso das instituições com a capacitação dos profissionais que atuam na defesa dos direitos da criança e do adolescente no Maranhão.

 

Por: Caio Marcos
Fotos: Luis Paulo



Últimas Postagens