Uema e Fapema se reúnem para alinhamento de demandas de pesquisa e pós-graduação

Por em 11 de outubro de 2024

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) promoveram, nesta quinta-feira (10), um encontro estratégico para discutir e alinhar demandas voltadas à pesquisa e à pós-graduação no estado. A reunião contou com a presença de representantes da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Uema e de coordenadores de programas de pós-graduação Stricto Sensu.

O objetivo do encontro foi fortalecer a parceria entre as instituições, visando aumentar os investimentos em pesquisa no Maranhão, conforme destacou o reitor da Uema, Prof. Dr. Walter Canales. “A reunião sem dúvida visa melhorar a participação mais efetiva da Universidade Estadual do Maranhão no que se refere à pesquisa no estado, cientes de que é um estado que carece muito de investimentos em pesquisa para que possamos produzir mais mestres, mais doutores para o desenvolvimento do estado”, afirmou Canales.

Os participantes debateram questões cruciais para o fortalecimento da pesquisa científica, abordando estratégias para aumentar a captação de recursos e o fomento à formação de novos pesquisadores, fundamentais para o progresso socioeconômico do Maranhão.

Participaram da reunião, representando a Universidade Estadual do Maranhão, o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Uema, Prof. Dr. Marcelo Cheche, a Profa. Dra. Helidacy Maria Muniz Corrêa, Coordenadora do Programa de Pós-graduação em História; Prof. Dr. Caio Vinicius de Mira Mendes, Assessor do PROQUALIT/Uema; Profa. Dra. Thais Roseli Corrêa, Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciências Agrárias; Profa. Dra. Flor Maria Guedes Las Casas, Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ecologia e Conservação da Biodiversidade; Prof.Dr.Tiago Massi Ferraz, Coordenador do Programa de Qualidade Total da Pós-Graduação (PROQUALIT/Uema);  Prof. Dr. José Henrique de Paula Borralho, Coordenador do Programa de Pós-graduação em Letras; e Profa.Dra. Isabel Azevedo Carvalho, Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Defesa Sanitária Animal.

Por: Gabrielle Siebra
Fotos: Rafael Carvalho