Uema e Agência Nacional de Mineração discutem parceria para potencializar pesquisa e extração de minerais no Maranhão

Por em 3 de outubro de 2024

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) recebeu, em uma reunião estratégica, o Gerente Regional da Agência Nacional de Mineração (ANM) no Estado do Maranhão, Dr. Clauton Fonseca Sampaio. O encontro, realizado com o objetivo de alinhar demandas e discutir futuras parcerias, buscou explorar formas de colaboração em pesquisa e extração de recursos minerais, como ouro, calcário marinho, areia e brita.

Durante a reunião, a ANM expressou interesse em estreitar laços com a Uema, potencializando a pesquisa e a exploração de substâncias minerais, além de discutir a necessidade de mão de obra qualificada para o setor. A agência destacou a importância da formação de estagiários em áreas afins, com o objetivo de preparar futuros servidores capacitados para atender às demandas do setor mineral.

Agência Nacional de Mineração – ANM

A ANM, uma autarquia federal vinculada ao Ministério de Minas e Energia, tem como missão regular, outorgar e fiscalizar o setor mineral no Brasil. Entre suas atribuições estão a promoção do uso racional e sustentável dos recursos minerais, além de garantir transparência e atratividade para investimentos no setor. A agência também regula áreas como pesquisa mineral, lavra de substâncias, garimpos, extração de materiais para construção civil, fósseis, água mineral e exploração de diamantes.

Participaram do encontro o Reitor da Uema, Prof. Dr. Walter Canales, o Chefe de Gabinete, Prof. Dr. José Sampaio, o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Prof. Marcelo Cheche, e os assessores técnicos da reitoria, Prof. Luís Carlos e Prof. Luís Jorge, além do gerente da ANM, Clauton Fonseca Sampaio.

O encontro abre caminho para a criação de iniciativas conjuntas entre a Uema e a ANM, com foco na inovação e no fortalecimento da mineração no Maranhão, além de ampliar oportunidades de qualificação e inserção dos estudantes da universidade no mercado de trabalho mineral.

Por: Gabrielle Siebra

Fotos: Rafael Carvalho