Uema comemora a aprovação do doutorado em Biodiversidade, Ambiente e Saúde no Campus Caxias

Por em 3 de outubro de 2024

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) celebra mais um avanço significativo no campo da pesquisa científica com a aprovação do Doutorado em Biodiversidade, Ambiente e Saúde no Campus Caxias. Esse novo programa de pós-graduação reforça o compromisso da UEMA com o desenvolvimento científico no Maranhão e com a busca de soluções para os desafios socioambientais da região. A universidade já possui um mestrado consolidado na mesma área, e a criação do doutorado representa um marco para a continuidade e ampliação dos estudos acadêmicos e científicos.

O objetivo do doutorado é criar um olhar integrado entre o meio ambiente e a saúde, promovendo soluções que contribuam tanto para a preservação da biodiversidade quanto para o combate a doenças e problemas de saúde causados por condições ambientais. Tendo assim, as seguintes linhas de pesquisa: Diversidade animal e vegetal de ambientes tropicais; Substâncias bioativas e doenças de ambientes tropicais.

O Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Uema, Marcelo Cheche, destacou a relevância dessa nova conquista. “A aprovação do doutorado em Biodiversidade, Ambiente e Saúde é um passo essencial para a Uema e para o estado do Maranhão. Estamos expandindo nossas fronteiras de conhecimento e criando oportunidades para que mais pesquisadores possam contribuir diretamente para a preservação da biodiversidade e para a melhoria da qualidade de vida, tanto ambiental quanto humana”, disse ele.

O coordenador do programa, Prof. Flávio Kulaif Ubaid, também celebra a aprovação do curso, enfatizando o impacto que o doutorado terá na formação acadêmica e na produção de conhecimento científico. “A criação deste doutorado é um marco não apenas para a UEMA, mas também para a comunidade científica do Maranhão e do Brasil. Nosso foco em biodiversidade e saúde ambiental busca trazer soluções inovadoras que conectem a conservação do meio ambiente com a melhoria da saúde das populações, algo fundamental para o nosso futuro”, frisou.

O professor Flávio acrescentou que a aprovação é especialmente relevante por ser o primeiro doutorado da Uema fora de São Luís e o segundo no interior do Maranhão. “Estamos numa zona estratégica no leste maranhense, com muitos municípios de baixo IDH. Esse doutorado vem para preencher uma lacuna na formação de pesquisadores de alto nível, contribuindo diretamente para a formação de recursos humanos qualificados e, consequentemente, melhoria das condições de vida da população”, ressaltou.

A previsão de abertura da primeira turma será no primeiro semestre de 2025, embora a data exata dependa da autorização do Ministério da Educação (MEC). “A expectativa é que em fevereiro ou março tenhamos a divulgação oficial do MEC e possamos iniciar a seleção para as novas turmas”, finalizou Flávio.

Por: Paula Lima