Uema abre inscrições para Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional (PROFEI) com ingresso em 2025


Por em 29 de outubro de 2024



                                             

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) está com inscrições abertas para o Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional (PROFEI), voltado para o ano letivo de 2025. As inscrições podem ser realizadas de 21 de outubro até 7 de novembro de 2024, até às 16h59 (horário de Brasília), exclusivamente por meio do site oficial do programa: seletivo.profei.com.br. Estão disponíveis 21 vagas para a Uema.

O PROFEI é um programa stricto sensu reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), e tem como principal objetivo promover a formação continuada de professores em exercício na educação básica das redes públicas municipal, estadual e federal. O curso visa aprimorar o repertório pedagógico dos docentes e fortalecer a prática educacional inclusiva, contribuindo para a melhoria da qualidade da educação no país.

O processo seletivo para ingresso no PROFEI será composto por quatro etapas principais:

  1. Homologação da inscrição
  2. Análise de documentos
  3. Avaliação da proposta de pesquisa
  4. Entrevista

Os candidatos devem atender aos critérios estabelecidos no edital, que inclui a obrigatoriedade de possuir diploma de graduação em licenciatura e atuar como professor regente de classe na educação básica pública.

O PROFEI oferece três linhas de pesquisa que exploram diferentes aspectos da educação inclusiva:

  1. Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva;
  2. Inovação Tecnológica e Tecnologia Assistiva;
  3. Práticas e Processos Formativos de Educadores para a Educação Inclusiva.

O curso utiliza um sistema de ensino híbrido, combinando aulas presenciais e encontros virtuais, com atividades síncronas e assíncronas, adaptadas conforme as necessidades dos docentes e instituições associadas.

O programa busca difundir os princípios da educação inclusiva, garantindo o direito à educação para todos, conforme previsto pela legislação brasileira. Além disso, visa formar profissionais capacitados para desenvolver projetos pedagógicos colaborativos e inclusivos nas escolas.

Os interessados devem ficar atentos ao cronograma e às etapas do processo seletivo, disponíveis no edital Nº 02/2024.

Para mais informações e acesso ao edital completo, os candidatos podem acessar o site oficial do programa.

Por: Karla Almeida



Últimas Postagens