Trote solidário mobiliza novos alunos de Enfermagem do Campus Bacabal

Por em 11 de outubro de 2024

Os novos alunos do curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) Campus Bacabal participaram, no último dia 9, de uma ação solidária que reforçou a importância da doação de sangue e o compromisso com a cidadania. O evento, realizado no hemonúcleo de Bacabal, teve como tema “Sou Doador” e buscou incentivar a doação de sangue entre os estudantes e a comunidade em geral. A iniciativa foi coordenada pela professora Ana Cláudia de Almeida Varão.

Além de promover um trote solidário, o evento cumpriu uma importante função social e pedagógica ao conscientizar os futuros profissionais de saúde sobre seu papel na sociedade. Para a aluna participante, a ação é essencial não apenas por salvar vidas, mas também por proporcionar um contato mais próximo com a comunidade e fortalecer a solidariedade. “A doação de sangue é um gesto que salva vidas, e esse evento nos ajuda a perceber a importância de estarmos conectados às necessidades da sociedade desde o início da nossa formação”, afirmou.

O trote solidário também destacou o compromisso do curso de Enfermagem com a saúde pública, estimulando os alunos a serem mais do que profissionais de saúde, mas também cidadãos ativos na promoção de ações que beneficiam a comunidade.

A ação reforçou a conscientização sobre a necessidade de renovação dos estoques de sangue e a importância de gestos como esse para salvar vidas. O engajamento dos alunos demonstra o impacto positivo que a universidade pode ter ao aliar aprendizado acadêmico com responsabilidade social, formando enfermeiros comprometidos com a saúde pública e com a transformação da realidade ao seu redor.

Por: Karla Almeida