SOPP Itinerante promove reflexões sobre saúde mental no Campus São Bento

Por em 7 de outubro de 2024

Nos dias 1º e 2 de outubro, o Serviço de Orientação Psicológica e Psicopedagógica – SOPP Itinerante realizou atividades de orientação e apoio emocional no Campus São Bento da Universidade Estadual do Maranhão (Uema). A ação, promovida pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, por meio da Coordenação de Qualidade de Vida e da Divisão de Apoio Psicossocial, foi voltada para professores e alunos, destacando a importância da saúde mental no ambiente universitário.

No primeiro dia, uma roda de conversa reuniu professores para debater questões relacionadas à saúde mental e o impacto da rotina acadêmica na qualidade de vida. Já no dia 2, os alunos participaram de uma palestra que abordou a saúde mental no contexto universitário, ampliando a discussão sobre os desafios enfrentados pelos estudantes.

Além das palestras e debates, os participantes se envolveram em atividades em grupo, com o objetivo de criar práticas coletivas de autocuidado e promoção do bem-estar dentro da universidade. A troca de experiências e a construção de ações conjuntas fortaleceram o senso de comunidade e o apoio mútuo entre os presentes.

Durante a tarde, a equipe do SOPP Itinerante ofereceu atendimentos psicológicos individuais para alunos e professores, proporcionando um momento de escuta e acolhimento personalizado, reforçando a necessidade de um olhar mais atento sobre a saúde mental no ambiente acadêmico.

Por: Karla Almeida