Reitor da Uema prestigia reitora da UemaSul em solenidade de mérito educacional

Por em 18 de outubro de 2024

O reitor da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Prof. Dr. Walter Canales, participou na noite desta quinta-feira (17) da cerimônia de entrega da “Medalha do Mérito Educacional Profa. Anna Maria Saldanha”, realizada no Palácio Henrique de La Rocque, em São Luís. O evento homenageou personalidades com destacada contribuição à educação no Maranhão, incluindo a reitora da UemaSul, Profa. Dra. Luciléia Gonçalves.

Acompanhada por familiares e pelo Prof. Moab César, assessor especial da reitoria da UemaSul e docente do Programa de Pós-graduação em História (PPGHIST) da Uema, a reitora foi agraciada com a honraria em reconhecimento ao seu trabalho à frente da UemaSul e suas contribuições para a educação superior no estado.

Criada em 2004, a medalha “Anna Maria Saldanha” é concedida pelo Conselho Estadual de Educação do Maranhão a educadores que se destacam por seus esforços na promoção da qualidade educacional. “É uma medalha que simboliza o reconhecimento de um trabalho de anos, vindo de uma professora para outra professora, o que me deixa extremamente honrada”, destacou a Profa. Luciléia Gonçalves.

Durante a cerimônia, o reitor da Uema, Prof. Dr. Walter Canales, parabenizou a reitora da UemaSul pela distinção e ressaltou a relevância da medalha para a educação no estado: “É uma grande honra estar presente para parabenizar a magnífica reitora da UemaSul, Profa. Dra. Luciléia Gonçalves, pela merecida condecoração. Esta medalha, já recebida por diversos professores da Uema, incluindo a mim, reconhece a expressiva contribuição de educadores para o desenvolvimento educacional do Maranhão. Ela reforça o papel transformador da educação em nossas instituições, como a Uema e a UemaSul, que trabalham para formar profissionais comprometidos com o progresso social e intelectual do estado.”

A medalha “Mérito Educacional Professora Anna Maria Saldanha” é um símbolo de reconhecimento à dedicação de educadores que lutam pela melhoria contínua do ensino no Maranhão, fortalecendo o papel das universidades estaduais na formação de cidadãos e profissionais de excelência.

“É uma medalha que vem de uma professora para uma professora, de uma mulher para outra mulher, então fico muito feliz e honrada, porque é o resultado do reconhecimento de um trabalho de anos, recebo com um orgulho muito grande, principalmente porque a gente representa uma instituição de educação superior, que tem essa missão de formar pessoas com qualidade, com humanidade para que a gente possa melhorar esse mundo”, enfatiza a reitora da UemaSul, Profa. Dra. Luciléia Gonçalves.

Por: Gabrielle Siebra

Fotos: Luis Paulo