Projeto de inclusão digital para idosos promove aprendizado tecnológico na Uema

Por em 1 de outubro de 2024

Todas as terças e quintas-feiras, das 8h às 9h30, o prédio do Curso de Engenharia da Computação da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) se transforma em um espaço de aprendizado e inclusão digital para idosos. O projeto, liderado pelo professor Reinaldo de Jesus da Silva, docente do curso, oferece a pessoas acima de 60 anos a oportunidade de adquirir conhecimentos essenciais sobre tecnologia.

Contando com a colaboração da bolsista Luiza de Nazaré Silva Cunha e dos voluntários Matias Gonçalves, Nildson de Castro Pinheiro Mello e Freedson de Medeiros Brusaca, o projeto abrange várias atividades voltadas para a familiarização com noções de hardware, digitação, uso do LibreOffice (Write e Impress), além de introduções à internet e segurança da informação. Um dos diferenciais da iniciativa é a inclusão de aulas sobre robótica, utilizando kits LEGO, proporcionando aos participantes uma experiência prática e lúdica no aprendizado.

O Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) e o Curso de Engenharia da Computação da Uema desempenham papéis cruciais no suporte a esse projeto. O CCT oferece a infraestrutura necessária para garantir um ambiente de aprendizado adequado, além de reforçar o compromisso da universidade com ações que integram a comunidade acadêmica e a sociedade em geral. Já o Curso de Engenharia da Computação mobiliza estudantes e professores para conduzir as atividades, com ênfase nas aulas práticas de robótica.

Essa iniciativa, promovida também em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proexae), destaca-se pela abordagem multidisciplinar e colaborativa. O esforço conjunto entre as diversas áreas da universidade é essencial para garantir o sucesso do projeto e fortalecer a inclusão digital dos idosos, proporcionando-lhes novas formas de interação com o mundo digital.

Por: Karla Almeida