Projeto de Extensão “Conexão Uema” incentiva leitura e escrita em alunos do Ensino Médio em Jatobá

Por em 25 de outubro de 2024

Diretores, coordenadores e professores da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) Campus Colinas realizaram, no dia 02 de outubro, mais uma edição do projeto de extensão “Conexão Uema: O Ultimato da Leitura, da Escrita e da Interpretação Textual”, no Centro de Ensino Aluísio Azevedo, em Jatobá.

A ação, promovida pela Uema com o objetivo de melhorar as habilidades de leitura, escrita e interpretação dos alunos, focou nos estudantes do terceiro ano do ensino médio, preparando-os para os principais vestibulares, como o PAES 2025 e Enem.

Com uma programação semanal que geralmente ocorre no Campus Colinas, o projeto se dedicou, excepcionalmente nesta data, ao aprofundamento nas obras literárias “Casa de Pensão”, de Aluísio Azevedo, e “Romanceiro da Inconfidência”, de Cecília Meireles, que fazem parte da lista de leituras obrigatórias do PAES. As atividades incluíram a análise dessas obras e a discussão de questões de vestibulares anteriores, proporcionando aos alunos uma abordagem prática e reflexiva sobre temas que costumam ser exigidos nos exames.

Idealizado pelo professor Abílio Neiva Monteiro, que atua como coordenador do projeto, e com a colaboração da professora doutora Izenete Nobre Garcia, diretora do curso de Letras, a ação contou também com a participação dos acadêmicos do curso de Letras da UEMA: Robiene Noleto, Isael Silva, Laisa Brito e Edivânia Silva. Para o professor Abílio, o evento oferece uma oportunidade valiosa para que os alunos aprimorem suas capacidades de leitura crítica e interpretação, elementos que são essenciais para um desempenho mais completo nos exames vestibulares. “É fundamental que os alunos tirem dúvidas e analisem textos de forma mais profunda, promovendo uma leitura que estimule a reflexão e o questionamento sobre as ideias apresentadas”, explicou o professor.

O projeto, que fortalece o elo entre o Campus Colinas e a comunidade local, será realizado novamente na mesma escola no dia 31 de outubro, proporcionando aos alunos uma segunda oportunidade de aprofundamento nos temas discutidos.

Por: Ascom/Uema

Fotos: Uema Campus Colinas