Projeto de aula de campo aproxima alunos de História da realidade rural em Caxias
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 25 de outubro de 2024
Acadêmicos do curso de História do Campus Uema Caxias participaram, na última terça-feira (22), do “Projeto Aula de Campo Engenho D’Água”, na zona rural de Caxias, acompanhados pelo Prof. Dr. Alcebíades Costa Filho. A atividade integra a disciplina “Tópicos Emergentes em História no Mundo Rural”. Participaram da ação dois professores da disciplina e 26 discentes – sendo 23 matriculados na disciplina e 3 do PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica), que trabalham com temas relacionados ao mundo rural. A Direção do Campus apoia o projeto e parabeniza os envolvidos.
O objetivo principal foi proporcionar aos discentes do curso de História, Licenciatura, oportunidades de aprendizagem fora da sala de aula, com foco na disciplina cursada, através do contato com uma comunidade da zona rural de Caxias. A ação teve como metas conhecer uma comunidade rural com suas particularidades e modos de vida; registrar, por meio de fotografias e anotações de campo, a economia de subsistência da comunidade; refletir sobre as formas de reprodução da vida nas comunidades rurais do município de Caxias; compreender as discussões teóricas realizadas em sala sobre as relações entre ensino, história e mundo rural; refletir sobre o impacto ambiental causado pela introdução da monocultura em larga escala na região – o agronegócio; e elaborar um relatório técnico sobre as atividades desenvolvidas durante a aula de campo.
O professor Alcebíades comentou: “A aula de campo potencializa o conhecimento discutido em sala de aula e possibilita o contato direto com as formas de ser e viver das comunidades rurais da região dos Timbiras. Justifica-se pela oportunidade de aprender in loco, o que favorece uma melhor compreensão das atividades desenvolvidas no meio rural, do impacto das novas tecnologias no campo e da história das resistências às inovações”, explicou.
Por: Ascom/Uema
Fotos: Emanuel Pereira/Uema Campus Caxias