Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação discute a adesão ao PIBIC e propostas de mestrado para 2025 nos campi Santa Inês, Pinheiro e Coelho Neto

Por em 18 de outubro de 2024

O Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Marcelo Cheche, reuniu-se, nesta semana, com representantes dos campi Santa Inês, Pinheiro e Coelho Neto para tratar de importantes temas voltados ao fortalecimento da pesquisa acadêmica nos municípios.

Durante os encontros, o pró-reitor destacou a relevância do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e discutiu estratégias para ampliar a participação dos professores dos campi no programa.

“O PIBIC é uma porta de entrada fundamental para que os estudantes vivenciem o universo da pesquisa científica. Queremos criar condições para que os professores se sintam motivados a submeter projetos e contribuir para a produção acadêmica em Santa Inês, Pinheiro e Coelho Neto. Precisamos que a cultura da pesquisa científica se fortaleça nessas regiões, e isso passa pelo aumento da participação no PIBIC. Vamos oferecer suporte técnico e incentivar a troca de experiências entre os professores que já participam do programa e aqueles que ainda não estão inseridos”, disse o pró-reitor.

Outro ponto das reuniões foi a discussão sobre a possível apresentação de proposta de curso de mestrado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) no próximo ano. A ideia é ampliar as ofertas de pós-graduação, proporcionando aos docentes e discentes a oportunidade de continuar sua formação acadêmica dentro da própria cidade.

“Temos plena consciência da importância de avançar na formação de professores e pesquisadores. A elaboração de uma proposta de mestrado para essas cidades é um sonho que estamos começando a estruturar, e esperamos poder submetê-la à CAPES em 2025”, afirmou.

O Diretor do Campus Santa Inês, Marcelo Henrique de Vasconcelos, ressaltou o impacto positivo que a expansão do PIBIC e a possível implantação de um curso de mestrado podem ter para a região. “A pesquisa é fundamental para o desenvolvimento acadêmico e profissional de nossos alunos e professores. A proposta de ampliação do PIBIC e o projeto do mestrado vem ao encontro das nossas expectativas e necessidades. Vamos trabalhar juntos para concretizar esses avanços em nosso campus”, afirmou ele.

Esses encontros marcam um passo importante no fortalecimento das iniciativas de pesquisa da Uema nas regiões, reforçando o compromisso da instituição com a excelência acadêmica e o desenvolvimento científico no interior do Maranhão.

Por: Paula Lima