PPG/Uema realiza oficina de Heteroidentificação Étnico-Racial

Por em 25 de outubro de 2024

A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Estadual do Maranhão realizou, nesta sexta (25), em parceria com a Pró-reitoria de Gestão de Pessoas, uma Oficina Formativa para Comissões de Heteroidentificação Étnico-Racial, voltada para os docentes dos programas de pós-graduação da instituição. A oficina foi ministrada pelo Professor e Defensor Público Federal Yuri Costa, referência na defesa dos direitos humanos e políticas de igualdade racial.

O objetivo da formação foi capacitar os docentes para integrar as comissões de heteroidentificação étnico-racial, assegurando a correta aplicação das cotas destinadas a pessoas negras, quilombolas e indígenas nos processos seletivos dos Programas de Pós-Graduação. A criação dessas comissões está em consonância com a Resolução n. 1.819/2024-CEPE/UEMA, que regulamenta o acesso de grupos étnico-raciais aos cursos de pós-graduação da Universidade.

O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Marcelo Cheche, reforçou o impacto da oficina e da regulamentação. “A Uema está comprometida em promover o acesso igualitário à pós-graduação. Com a regulamentação das cotas e a capacitação de nossos docentes, estamos trabalhando para garantir que todos os processos seletivos sejam inclusivos, transparentes e representem a diversidade que compõe nossa sociedade”,disse ele.

O Prof. Yuri Costa destacou a importância desse processo. “A implementação das comissões de heteroidentificação é um passo essencial para garantir que as políticas de ações afirmativas sejam aplicadas de forma justa e eficaz. Nosso papel é assegurar que as cotas destinadas a pessoas negras, quilombolas e indígenas cumpram seu objetivo, fortalecendo o compromisso da universidade com a inclusão e a justiça social0”, frisou.

A oficina, além de preparar os professores para atuar nas comissões, representa um marco na consolidação das políticas afirmativas na Uema, fortalecendo a democratização do acesso ao ensino superior e reafirmando o papel social da instituição.

Por: Paula Lima